23/10/2020 às 14h48min - Atualizada em 23/10/2020 às 14h48min

A MAIOR VOTAÇÃO DESDE 1908

É O QUE SE ESPERA NOS ESTADOS UNIDOS


A votação antecipada na eleição americana deste ano pode provocar o maior percentual de comparecimento de eleitores, desde 1908, quando o Republicano William Howard Taft venceu com 51,57% dos votos.

Pelo grande número de votações antecipadas,  o professor da Universidade da Flórida Michael McDonald, que administra o Projeto Eleições dos Estados Unidos, prevê um comparecimento recorde de cerca de 150 milhões de eleitores, 65% do total, o maior percentual desde 1908.
Segundo a Reuters:
  • Mais de 50 milhões de americanos votaram nas eleições presidenciais em 11 dias, um ritmo que pode levar ao maior comparecimento em mais de um século, de acordo com dados do Projeto Eleições dos EUA.
  • É resultado do intenso interesse despertado pela disputa entre Donald Trump e Joe Biden e do desejo dos americanos de reduzir o risco de exposição ao coronavírus (Covid-19), que já matou mais de 221.000 pessoas nos Estados Unidos e, somente ontem, dia 22, teve mais 75.000 novos casos. 
  • Muitos estados expandiram o período de votação antecipada e de cédulas pelo correio antes do dia das eleições, 3 de novembro, como uma forma mais segura de votar durante a pandemia. 
  • No Texas, a votação já ultrapassou 70% do comparecimento total de 2016.
 
Nesta sexta-feira, Trump faz comícios na Flórida, estado onde as pesquisas de opinião mostram uma disputa acirrada em mais de 4 milhões de votos, quase metade do total de quatro anos atrás.
Biden ainda fará um discurso em seu estado natal, Delaware, sobre seus planos para liderar a recuperação da pandemia.
 
Acima de tudo, o mundo inteiro espera que o eleitor desta vez seja mais prudente na escolha de seu presidente. O mundo não aguenta mais dançar ao som de um “trompista” qualquer. Já basta o seu seguidor que o Brasil herdou...
 
Leia também The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »