22/10/2020 às 08h12min - Atualizada em 22/10/2020 às 08h12min

OBAMA ENTRA NA CAMPANHA:

“ELEJA BIDEN, E NUNCA MAIS OUÇA AS MALUQUICES DE TRUMP!”


Obama: Com Biden eleito, você não precisará mais ouvir as maluquices que Trump diz todo dia.
 
'Trump não vai nos proteger': Obama retorna à campanha de Biden
O ex-presidente disse aos eleitores do estado indeciso da Pensilvânia: "O que fizermos agora nos próximos 13 dias terá importância nas próximas décadas"
 
 
Barack Obama voltou à campanha na quarta-feira para entregar uma condenação mordaz - e às vezes bem-humorada - de seu sucessor, enquanto visualizava uma América liderada por seu ex-vice-presidente, Joe Biden.
 
Com as mangas arregaçadas e usando uma máscara preta que dizia VOTO, Obama atacou Donald Trump por sua resposta à pandemia do coronavírus, que matou mais de 220.000 americanos e infectou outros milhões, incluindo o presidente.
 
“Oito meses após o início desta pandemia, os casos estão aumentando novamente em todo o país”, disse Obama em um comício drive-in na Filadélfia, menos de duas semanas antes do dia das eleições. “Donald Trump não vai proteger de repente todos nós. Ele não consegue nem dar os passos básicos para se proteger. ”
 
Declarando que esta é “a eleição mais importante de nossas vidas”, Obama implorou aos americanos que entregassem a Biden uma vitória tão esmagadora que Trump não pudesse contestar seriamente o resultado. “O que fizermos agora nos próximos 13 dias terá importância nas próximas décadas”, disse ele.
 
Obama, que foi uma mensagem de “esperança e mudança” na Casa Branca, reconheceu que o progresso nem sempre foi em linha reta – e usou isso como exemplo. “O fato de não conseguirmos 100% do que queremos de imediato não é um bom motivo para não votar”, implorou.
 
Aproveitando um comentário que Trump fez durante um comício na Pensilvânia na terça-feira, 20, quando disse a seus partidários que não estaria lá se sua campanha não estivesse indo bem, Obama sorriu maliciosamente: “Pobre sujeito. Eu não me sinto como ele. Adoro vir para a Pensilvânia. ”
 
Ignorando as pesquisas e comentários que mostraram Biden ampliando sua liderança nas últimas semanas, Obama exortou os homens negros e jovens progressistas a não cruzarem os braços.
 
“Eu não me importo com as pesquisas. Houve um monte de pesquisas da última vez ”, disse ele. “Não deu certo porque um monte de gente ficou em casa.”
 
Os democratas acreditam que a participação eleitoral negra pode ser decisiva em estados como a Pensilvânia, onde Hillary Clinton perdeu por menos de 45.000 votos em 2016. Naquele ano, a participação eleitoral afro-americana caiu em todo o país.
 
Obama visitou a Filadélfia em agosto, quando fez um discurso preocupante na Convenção Nacional Democrata (virtual), advertindo que o futuro da democracia americana estava em jogo nesta eleição. Usou agora o mesmo tema, mas com um tom muito mais esperançoso. Em meio a um fluxo constante de carros buzinando, ele pediu à multidão para “lembrar o que este país pode ser”.
 
O ex-presidente elogiou Biden, que ele disse ter a experiência e o temperamento para liderar uma nação que enfrenta múltiplas crises. Comparando a chapa democrata com a atual administração, Obama disse que Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, não iriam ignorar os especialistas em saúde pública, não iriam ampliar as teorias da conspiração ou alimentar temores nativistas.
 
“Com Joe e Kamala no comando, você não terá que pensar nas coisas malucas que agora são ditas todos os dias”, disse Obama. “E isso vale muito.”
 
O tão esperado retorno de Obama à campanha, atrasado pelo coronavírus, foi o primeiro de vários eventos públicos que ele deve realizar em nome de Biden e Harris nessa reta final. Depois de manter um perfil relativamente tranquilo durante grande parte de sua presidência - e frustrar os apoiadores com uma relutância em denunciar seu sucessor - Obama foi implacável em suas críticas.
 
Zombando da obsessão de Trump com sua própria audiência na TV, Obama acusou a ex-estrela do programa “Aprendiz” de tratar a presidência como um “reality show”.
 
“Mas o fato é que este não é um reality show. Isso é realidade ”, disse ele. “E o resto de nós teve que conviver com as consequências de ele se mostrar incapaz de levar o trabalho a sério.”
 
Ele também criticou Trump pelas revelações do New York Times de que o presidente bilionário pagou apenas US $ 750 em imposto de renda federal em 2017 e mantém uma conta bancária na China.
 
“Você pode imaginar se eu tivesse uma conta secreta em um banco chinês quando estava concorrendo à reeleição?” Obama perguntou, com voz tensa. “Você acha que a Fox News teria ficado um pouco preocupada com isso? Eles teriam me chamado de Beijing Barry! ”
 
Ele brincou que provavelmente pagou mais em impostos federais trabalhando em seu primeiro emprego na Baskin-Robbins do que Trump pagou durante o primeiro ano de sua presidência.
 
Antes da manifestação, Obama realizou uma mesa redonda com autoridades eleitas negras e organizadores comunitários em um centro recreativo no norte da Filadélfia, onde pediu aos moradores, especialmente aos afro-americanos, que façam suas vozes serem ouvidas nas urnas. O ex-presidente disse que entendia o impulso dos jovens para a apatia quando o progresso é lento, particularmente em questões tão urgentes como a injustiça racial.
Questionado se ainda encontrava motivos para ter esperança após os últimos quatro anos, Obama disse que sim.
 
“Eu fiquei com muita raiva, fiquei frustrado ”, disse Obama. "Mas eu não perdi as esperanças."
 
Palavras que podem servir para nós, aqui neste Brasil do trumpista Bolsonaro...
 
Leia também em The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90