21/10/2020 às 09h17min - Atualizada em 21/10/2020 às 09h17min

​BOLSONARO PEGOU O VÍRUS “TRUMP”

NÃO QUER VACINA CHINESA...


Nada como o clima eleitoral americano para fazer a cabeça de Bolsonaro. Para ajudar Trump em sua corrida eleitoral desesperada, Bolsonaro resolveu dar um voto de desconfiança à China: em ataque inesperado, teria cancelado o acordo feito por seu ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Disse que não vai comprar a vacina chinesa.

Se for assim, trata-se de agressão ao maior parceiro comercial do Brasil e uma prova de que se submeteu aos interesses de Donald Trump, inclusive ajudando a ganhar uns votinhos para tentar derrotar o candidato Democrata, Joe Biden.
Jair Bolsonaro teria simplesmente cancelado o acordo firmado pelo Ministério da Saúde para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac. Será que ele quer ser vice de Trump?
 
A CoronaVac é a vacina contra o coronavírus (Covid-19) desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Aliás, esse é outro bom motivo para fazer pirraça anti-China: o seu adversário João Doria, governador de São Paulo, saiu na frente na compra da vacina chinesa. Bolsonaro deve ter ficado com febre alta quando soube da notícia e desesperou. Teria até insinuado que não seria obrigatória a vacinação paulista, mas não tem poder pra isso. Uma lei criada neste ano pelo próprio governo federal e sancionada por Bolsonaro dá poder aos estados e municípios para aplicar uma vacinação compulsória contra o Covid-19. Essa lei não apenas prevalece sobre uma lei de 1975 como é apoiada por uma decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) e por artigos e princípios constitucionais, segundo juristas ouvidos pela BBC News Brasil.
 
“Alerto que não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre Covid 19", teria afirmado Bolsonaro a ministros, de acordo com reportagem do Poder360.
Com isso desautorizou o própio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que assinou o protocolo para a aquisição das doses nessa terça-feira (20).
 
Caso se confirme, existe ainda uma forte explicação para todo esse desespero: o coronavírus pode ter afetado o cérebro de Bolsonaro...
 
Leia também no Brasil247 e Poder360.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »