09/10/2020 às 10h59min - Atualizada em 09/10/2020 às 10h59min

​GLOBO IMITA TRUMP

QUER MELAR OS DEBATES


A Globo, como Trump, usa a pandemia do coronavírus (Covid-19) para melar os debates eleitorais. Resolveu exigir que só participem dos debates televisivos os 4 candidatos em melhor colocação na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha). Como assim? Os protestos serão generalizados. Os debates não existirão.

Vamos pegar o caso do Rio de Janeiro. Os 4 em melhor colocação para a Prefeitura são
Eduardo Paes (DEM, 30%), Crivella (Republicanos, 14%), Martha Rocha (PDT, 10%) e Benedita (PT, 8%). E a Renata Souza (PSOL)? Temos ainda Bandeira de Mello (Rede), Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL), Paulo Messina (MDB), Henrique Simonard (PCO), Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB). Manda tudo pelos ares?
 
Diz a Globo que só fará os debates se os partidos aceitarem o limite de quatro candidatos. Então é melhor não fazer. Será que ela quer reduzir as chances de derrotar Eduardo Paes? (preferimos não acreditar nisso).
A legislação eleitoral estabelece que em debates em rádio e televisão "deve ser assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares". O PSOL, por exemplo, tem 10 parlamentares. O PP tem 40. Como faz?
Não adianta, depois, colocar a culpa no coronavírus. É verdade que temos na presidência da República um “Trump 2 – a ameaça”, mas esse debate capenga é uma ameaça à igualdade dos direitos em uma democracia. Fica um programa mais chato? Fica, com certeza. Mas democracia é isso mesmo – “chata”, mas necessária...
 
Leia mais em Brasil247 e UOL.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »