27/09/2020 às 21h36min - Atualizada em 27/09/2020 às 21h36min

HEY, DONNY TRUMP, VÊ SE TE ORIENTA

ASSIM DESSA MANEIRA CHICAGO NÃO AGUENTA


Donald Trump, todo mundo sabe, mais do que presidente dos Estados Unidos, é um autoproclamado bilionário. Mas sabe quanto ele pagou de imposto, no ano em que foi eleito presidente? Vamos lá, bota fé, adivinha isso aí. Não vai adivinhar? Então fique sabendo que  pagou apenas US $ 750 (4.170 reais) em imposto de renda federal no ano em que foi eleito presidente dos Estados Unidos, de acordo com uma impressionante investigação do The New York Times que pode abalar a eleição presidencial.
“Impostos de Trump mostram perdas crônicas e anos de evasão fiscal”, foi a manchete do banner no site do jornal no domingo. As declarações de impostos do presidente há muito tempo são o Santo Graal do jornalismo político americano.
O presidente “pagou US $ 750 em imposto de renda federal no ano em que ganhou a presidência”, relatou o jornal, acrescentando que “em seu primeiro ano na Casa Branca, ele pagou outros US $ 750.
“Ele não pagou nenhum imposto de renda em 10 dos 15 anos anteriores - principalmente porque relatou ter perdido muito mais dinheiro do que ganhava.”
Ao todo, Trump não teria se dedicado à difícil tarefa de pagar imposto de renda federal em 11 dos 18 anos que seus repórteres  examinaram. Muitos de seus negócios, incluindo seus campos de golfe, registram perdas financeiras significativas - o que o ajudou a reduzir seus impostos. Obviamente, tem ficado mais e mais pobre.
O Times também disse que os documentos que obteve incluem informações de que “o Sr. Trump revelou ao Imposto de Renda, não as conclusões de um exame financeiro independente. Eles relatam que o Sr. Trump possui centenas de milhões de dólares em ativos valiosos, mas não revelam sua verdadeira riqueza. Eles também não revelam quaisquer conexões anteriormente não relatadas com a Rússia. ”
O jornal informou que não publicará os documentos, a fim de proteger sua fonte.
Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca no domingo, Trump fez acusações violentas sobre conspirações contra ele e sobre Biden, com quem ele debaterá pela primeira vez na terça-feira. Eventualmente, ele descartou a reportagem do Times como “notícia totalmente falsa”.
Ele disse: “Passamos pelas mesmas histórias, você poderia ter me feito as mesmas perguntas há quatro anos, eu tive que conversar sobre isso.
“Notícias totalmente falsas, não. Na verdade, eu paguei impostos. E você verá que, assim que minhas declarações de impostos - estão sob auditoria, elas estão sob auditoria há muito tempo. A Receita Federal não me trata bem ... me tratam muito mal. Você tem pessoas no IR que me tratam muito mal. ”
O presidente acrescentou: “O New York Times tentou, a mesma coisa, eles querem criar um pouco de uma história. Eles estão fazendo tudo o que podem. Isso é o de menos. As histórias que leio são tão falsas, são tão falsas. "
Pressionado sobre por que um bilionário pagou apenas algumas centenas de dólares no ano em que conquistou a presidência, Trump insistiu: “Em primeiro lugar, paguei muito e paguei muito imposto de renda estadual também. O estado de Nova York cobra muito e eu paguei muito dinheiro no estado. Tudo será revelado. Vai sair, mas depois da auditoria. ”
As revelações ameaçam prejudicar a reivindicação repetida de Trump de ser um empresário de sucesso e, portanto, um administrador capaz da economia dos EUA.
O Times também disse que ele usou “medidas questionáveis” para reduzir sua conta de impostos. Ele enfrentou um possível golpe de "mais de $ 100 milhões" se perdesse "uma batalha de auditoria de uma década com o IR sobre a legitimidade de uma restituição de impostos de $ 72,9 milhões que ele reivindicou e recebeu, após declarar enormes perdas".
Ele prometeu mais histórias nas próximas semanas, acrescentando: “As declarações de impostos que o Sr. Trump lutou por muito tempo para manter privada contam uma história fundamentalmente diferente daquela que ele vendeu ao público americano”.
Trump enfrentará Joe Biden nas urnas em 3 de novembro. Ele resistiu por muito tempo às demandas de oponentes políticos e da mídia para divulgar décadas de informações fiscais. Ele é o primeiro presidente desde os anos 1970 a manter suas declarações de impostos ocultas.

O Times noticiou sobre os assuntos tributários da família Trump no final de 2018, ganhando o Prêmio Pulitzer.
“Mesmo ao declarar perdas, ele conseguiu desfrutar de um estilo de vida luxuoso ao fazer deduções fiscais sobre o que a maioria das pessoas consideraria despesas pessoais, incluindo residências, aeronaves e US $ 70.000 em cabeleireiro para televisão”, relatou o Times no domingo.
“Ivanka Trump, enquanto trabalhava como funcionária da Organização Trump, parece ter recebido‘ honorários de consultoria ’que também ajudaram a reduzir a conta de impostos da família.”
O jornal acrescentou: “Nas últimas duas décadas, Trump pagou cerca de US $ 400 milhões a menos em impostos federais combinados do que uma pessoa muito rica que pagou a média por aquele grupo a cada ano.”
Alan Garten, advogado da Trump Organization, disse ao Times que “a maioria, senão todos, os fatos parecem ser imprecisos”.
Ele disse: “Na última década, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais ao governo federal, incluindo o pagamento de milhões em impostos pessoais desde o anúncio de sua candidatura em 2015”.
O jornal apontou que “impostos pessoais” pareciam cobrir outros impostos federais, incluindo previdência social e Medicare.
O relatório gerou críticas instantâneas. Ryan Thomas, um porta-voz da organização de defesa progressista Stand Up America, disse: “Quatro anos atrás, Donald Trump quebrou décadas de precedentes quando se recusou a liberar suas declarações de impostos para o público. A cada vez, desde então, ele tentou proteger seus registros financeiros do público - mesmo enquanto investigadores do Congresso e criminais analisam como ele lucrou com a presidência e suas décadas de esquemas fiscais fraudulentos.
“Há anos exigimos as declarações de impostos de Trump porque o povo americano merece saber o que ele está pagando - e a resposta parece ser muito pequena. Um homem que usa esquemas fiscais duvidosos para evitar pagar impostos ou mentir ao público sobre suas finanças não tem lugar no Salão Oval.
“Este é apenas mais um motivo pelo qual devemos votar para despejá-lo.”

Leia também no The New York Times
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »