18/09/2020 às 08h49min - Atualizada em 18/09/2020 às 08h49min

PARE, TRUMP!

DEIXE BRASIL E VENEZUELA VIVEREM EM PAZ...

 
O PT lançou nota de repúdio à presença anunciada para esta sexta-feira,18, no território nacional do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, na fronteira com a Venezuela.
A presidenta Gleisi Hoffmann e o secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira, manifestaram "profunda preocupação" com a visita do representante americano a Boa Vista, capital de Roraima. Ele chega na base área do Exército da cidade por volta das 14h20 (Roraima é uma hora mais cedo do que o horário de Brasília) desta sexta-feira, dia18.  “O governo brasileiro, capitaneado por Jair Bolsonaro, demonstra mais uma vez sua submissão aos ditames do governo de Donald Trump”, denunciam em documento.
 
Pompeo se encontrará com o nosso ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na base aérea de Boa Vista a partir das 16h45. No início, a imprensa poderá acompanhar o encontro. Depois eles terão uma conversa reservada entre os dois, com outros representantes do Departamento de Estado e da Embaixada dos EUA. Certamente com a presença de agentes especiais...
 
O representante americano tem também visita marcada ao Posto de Identificação e Triagem da "Operação Acolhida" para migrantes venezuelanos, localizado no bairro Treze de Setembro, a partir das 15h15. E ainda uma visita à Paróquia de Nossa Senhora da Consolata. E pergunta-se: o que a mãe de Jesus tem a ver com essa história absolutamente pagã?
 
Maracaram uma entrevista coletiva para 17h15. Depois, Pompeo segue para Bogotá, onde se encontra com o presidente colombiano, Ivan Duque.
 
Esta é a íntegra da nota do PT:
"O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta uma profunda preocupação com a visita do Secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, à cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
A visita tem como objetivo seu encontro com imigrantes venezuelanos no Brasil para expressar seu apoio a esta população que, segundo o governo dos EUA, foge de um suposto regime ilegítimo de Nicolás Maduro.
As alegações contra Maduro são, porém, totalmente infundadas. Não é possível acusar de ilegítimo um governo eleito num processo democrático e legal. Ilegítima é a constante ingerência estadunidense nos assuntos soberanos de outros país.
Causa ainda mais estranheza que esta viagem de Pompeo incluirá também outros países vizinhos da Venezuela, como a Colômbia e a Guiana, além do Suriname, país igualmente próximo.
O governo brasileiro, capitaneado por Jair Bolsonaro, demonstra mais uma vez sua submissão aos ditames do governo de Donald Trump, colocando-se sempre aberto a seguir suas ordens ou receber seus representantes em nosso território, num processo contínuo de afronta a nossa soberania.
O PT não se calará ante mais este ataque a nosso país e seguirá o caminho de sempre em sua defesa, sua total independência nas relações internacionais e a implementação de uma política soberana para toda a América do Sul.
Este é um caminho já trilhado quando ocupamos o governo federal, que se mostrou altamente exitoso não somente para o Brasil, como para seus vizinhos e outras nações em todo o mundo", finaliza a nota assinada pelos dirigentes petistas.
 
Claro que nada disso será capaz de evitar as garras de Trump, às vésperas de uma tentativa de reeleição. Ele quer fazer na Venezuela um “Vietnã” que possa chamar de seu.

Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »