09/09/2020 às 07h08min - Atualizada em 09/09/2020 às 07h08min

​LULA GANHA O MUNDO

SEU DISCURSO REPERCUTE POR TODA PARTE

 
O mundo vê com muita clareza as duas faces do mundo político brasileiro. Se, de um lado, temos um presidente que estimula um suicídio coletivo diante do coronavírus, do outro lado, temos um ex-presidente vibrante apontando para um futuro cheio de vida. O discurso de 7 de Setembro feito por Lula trouxe um grito de vitória para o país e isso ficou demonstrado por toda parte.
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores de Lula, disse ao jornal inglês The Guardian que o discurso não deixou dúvidas de que o líder de esquerda "quer ser e será" um candidato-chave na eleição de 2022.
“É uma virada, na minha opinião ... Para mim, é claro que vamos assistir a uma disputa Lula-Bolsonaro”, previu.
“Ele está claramente se colocando à frente como líder. Quem quer que seja o candidato, o líder é o Lula ... Ele está claramente se posicionando como figura central. Se ele vai fazer isso como Cristina Kirchner, ou se ele será o principal candidato, não sabemos nada disso ainda e vai depender de uma série de fatores que nem todos dependem dele”.
 
Daniela Campello, professora de política da Fundação Getúlio Vargas, classificou o discurso de Lula como uma declaração inequívoca de suas aspirações presidenciais.
"Ele absolutamente se apresentou como o principal oponente de Bolsonaro ... e acho que agora há a expectativa de que de alguma forma ele se tornará elegível para a eleição novamente."
 
O jornal inglês The Guardian reproduz trechos da fala de Lula:
“Estamos nas mãos de um governo que não valoriza a vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente que desrespeitou as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e transformou o coronavírus em uma arma de destruição em massa”.
“A esmagadora maioria das pessoas mortas pelo coronavírus são pessoas pobres, negras e vulneráveis ​​que foram abandonadas pelo estado”.
“Coloco-me à disposição do povo brasileiro, principalmente dos trabalhadores e excluídos. Do fundo do meu coração, digo a vocês: estou aqui. Vamos reconstruir o Brasil juntos. ”
 
O uruguaio La Diaria contou que Lula “insistiu em apresentar as suas ideias sobre possíveis caminhos para que o Brasil retome o desenvolvimento após a pandemia – que ele qualificou como uma crise mal administrada pelo atual governo –, e outros problemas que apontou na gestão de Bolsonaro, e terminou se colocando ‘à disposição do povo brasileiro’, deixando claro que seguirá atuando politicamente para derrotar o atual presidente nas urnas”.
 
Na Argentina, o El Destape mostrou que “diante da catástrofe sanitária no Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou Jair Bolsonaro de deixar a pandemia do coronavírus se tornar uma ‘arma de destruição’ do povo brasileiro, e sentenciou: ‘era possível sim evitar tantas mortes’”.
 
Lula, para desespero de Bolsonaro, ganhou o mundo. E se prepara para retomar o Brasil.
 
Leia também Brasil247
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90