05/08/2020 às 19h19min - Atualizada em 05/08/2020 às 19h19min

STF DECIDE: GOVERNO BOLSONARO TEM DE GARANTIR A VIDA DOS INDÍGENAS

A DECISÃO FOI POR UNANIMIDADE


O plenário do Supremo Tribunal Federal confirmou, na tarde dessa quarta-feira, a liminar do ministro Luís Roberto Barroso que obriga o governo Bolsonaro a adotar as medidas determinadas, no início de julho, para impedir o avanço da pandemia da Covid-19 nas aldeias, conter a  invasão nas terras demarcadas, garantir a vida dos povos, entre outras ações. 
A decisão foi por unamidade entre os ministros presentes. Os ministros Celso de Mello e Carmen Lúcia estavam não estavam no plenário virtual. 
O STF reafirmou que o governo Bolsonaro tem de agir em seis frentes, com planejamento de todos os envolvidos, implantar barreiras sanitárias, conter a invasão em reservas, no caso dos indígenas em isolamento, e garantir o acesso de todos ao Subsistema Indígena de Saúde. O governo também tem de elaborar um planejamento para enfrentar e monitorar a pandemia da Covid-19.
A ação vitoriosa reúne a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e os partidos  PT, PSOL, PCdoB, Rede e o PDT. Eles denunciaram ao STF que o governo Bolsonaro estava omisso no combate à pandemia do coronavírus nos territórios indígenas.
Segundo os últimos dados da Apib, já são 623 mortes registradas e 21.600 casos de contaminação confirmados. 
A decisão do STF chega em um momento que os povos indígenas brasileiros estão de luto. Nessa quarta-feira, morreu o cacique do Alto Xingu, Aritana Yamalapiti, aos 70 anos, mais uma vítima da pandemia da Covid-19 e do descaso do governo Bolsonaro. Aritana era uma maiores lideranças indígenas na luta pela terra, defensor dos direitos humanos e da Amazônia.

Ele morreu em um hospital de Goiânia, depois de lutar pela vida durante 15 dias. 
#VidasIndígenasImportam



Créditos
Fotos de Renato Soares

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90