Essa não é uma história política, é muito mais uma história de terror. De um lado, você teria a continuação populista, da crescente ameaça fascista atormentando a vida de cada um dos brasileiros - a candidatura Bolsonaro2022. De outro lado, você teria a direita global, desesperada porque até agora não conseguiu abocanhar, como planejava, esse sofrido país chamado Brasil - trata-se da candidatura Moro2022. É isso que queremos para o Brasil?
O debate é de baixo nível, onde o presente e o futuro do país - que é o que importa - são postos de lado, substituídos pelo pior do nosso passado. Esse post de Bolsonaro em suas redes sociais é um exemplo: "Com a troca do Ministro da Justiça, como por um passe de mágica, várias e diversificadas operações foram executadas. A PRF, por sua vez, quase triplicou a apreensão de drogas com o novo ministro". Deu pra perceber? Nas mãos desses dois, o país vira cartaz de polícia. Tudo começou porque Bolsonaro foi acusado por Sérgio Moro, que vem sendo preparado pela Globo como potencial candidato à presidência, de frear o "combate à corrupção". Jair Bolsonaro reagiu e, na noite deste sábado, afirmou que a Polícia Federal passou a funcionar justamente após a troca de cargo em Brasília. Confira abaixo o texto postado por Bolsonaro em suas redes sociais (sem correções, com “e nem” e tudo mais...): - COMBATE À CORRUPÇÃO/A VERDADE: - O maior programa combate à corrupção foi executado por mim ao não lotear cargos estratégicos, como por exemplo as presidências das estatais. - A Polícia Federal goza de total liberdade em sua missão. Nunca interferi, e nem poderia, em absolutamente nada. - No corrente ano a PF contará com mais 600 profissionais, bem como o novo Ministro da Justiça anunciou novo concurso para mais 2.000 vagas. - Com a troca do Ministro da Justiça, como por um passe de mágica, várias e diversificadas operações foram executadas. A PRF, por sua vez, quase triplicou a apreensão de drogas com o novo ministro. - Qualquer operação, de combate à corrupção ou não, deve ser conduzida nos limites da lei, e assim tem sido feito em meu Governo. - Quanto as operações conduzidas por outro Poder quem responde pelas mesmas não sou eu. - Com orgulho digo: estamos há 18 meses sem qualquer denúncia de corrupção. Isso tem incomodado parte da imprensa e os derrotados de 2018.
Não há o que discutir. O país tem que saber escapar dessa cilada eleitoral. As forças progressistas, forças de esquerda, têm o dever de afastar o país dessa cilada macabra. Se a única opção for o duelo bolsonaros x moros, não haverá vitoriosos – o país inteiro será derrotado.