16/07/2020 às 06h22min - Atualizada em 16/07/2020 às 06h22min

TRUMP EM CRISE

SUBSTITUIU COORDENADOR DA REELEIÇÃO


Brad Parscale, o coordenador da campanha de reeleição de Trump, foi rebaixado por ser considerado responsável pelo fracasso do Comício de Tulsa, no mês passado. Ele ficará como conselheiro sênior, enquanto Bill Stepien, o vice-coordenador de campanha, assumirá o comando. Trump fez o anúncio no Facebook, na noite dessa quarta-feira, 15, já que o seu Twitter está temporariamente indisponível devido a um hacker.
 
Parscale estava sob pressão por não ter conseguido materializar o público de centenas de milhares de pessoas que ele tinha garantido que estariam no comício de campanha de Trump em Tulsa, no último dia 20 de junho. Na época, a filha e o genro do presidente, Ivanka Trump e Jared Kushner, estariam supostamente "indignados" por Parscale ter prometido grandes multidões, mas terem comparecidos apenas 6.200 pessoas.
A reformulação da campanha ocorre com Trump em queda nas pesquisas, perdendo para o adversário democrata Joe Biden por 15 pontos em uma pesquisa nacional do Quinnipiac divulgada nessa quarta-feira, dia 15. A reação caótica e ineficaz do governo Trump à pandemia de coronavírus (que já matou quase 140.000 americanos) e a queda da economia nacional parecem ter desencadeado a queda em seus índices de aprovação.
 
Parscale, que coordena a campanha desde fevereiro de 2018, tinha sido recomendado por Jared Kushner. Ele não tinha experiência em política antes de entrar na campanha de Trump, e seu trabalho ainda foi perturbado por alegações de que estaria lucrando indevidamente com a campanha. Mesmo antes de se juntar ao esforço de “Trump 2020”, as empresas de Parscale teriam faturado quase US $ 40 milhões em vários comitês eleitorais de Trump, de acordo com uma análise feita pelo HuffPost nos arquivos da Comissão Eleitoral Federal.
Em uma postagem no Facebook, na noite dessa quarta-feira,15, Trump escreveu: “Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido ao cargo de gerente de campanha. Brad Parscale, que está comigo há muito tempo e liderou nossas tremendas estratégias digitais e de dados, permanecerá nesse papel. ”
Stepien, que foi o coordenador de campanha de Trump em 2016, foi assessor de Chris Christie, o ex-governador de Nova Jersey e candidato à presidência.

A experiência de Parscale em mídias sociais e as campanhas enganosas de clickbait (que têm o objetivo principal na Internet de chamar atenção e estimular cliques em um link específico de uma página da web) da campanha no Facebook fizeram dele uma figura notória. Em uma entrevista ao Washington Post, Parscale lembrou que teria dito a Kushner que se Trump “quer ser o próximo presidente, ele precisa aproveitar o Facebook. Me dê o poder, e eu posso ajudá-lo a vencer”.
Como Trump, Parscale muitas vezes exagerou suas qualificações e dramatizou sua história de vida. Ele se descreveu como um "garoto de fazenda do Kansas", quando na verdade cresceu nos subúrbios.

"Ele é um troll super promovido", disse Charlie Sykes, autor de “Como o Certo Perdeu a Cabeça”, em janeiro.
Parscale, um fã do The Apprentice (reality show do canal americano NBC que mostra 16-18 executivos competindo por uma posição em uma das empresas do apresentador e produtor do programa... Donald Trump! e que agora é apresentado por Arnold Schwarzenegger), disse a David Smith em janeiro: “Eu sempre me via como um tipo de CEO, como líder de negócios. Eu só queria ser bem sucedido. Eu estava sempre querendo me adaptar, mas sabia que queria mais.”
Conquistou a confiança de Trump e de sua família, mas também atraiu agora a ira do presidente. Trump teria repreendido Parscale e ameaçado entrar com uma ação diante dos números cada vez menores das pesquisas de abril, segundo a CNN. Mais tarde, Trump negou ter gritado com Parscale.

Trump frequentemente cansou-se de seus coordenadores de campanha – chegou a demitir dois na campanha em 2016, antes de contratar Kellyanne Conway, que agora trabalha como conselheira da Casa Branca.
Quando foi solicitada a comentar a mudança de pessoal, a campanha de Trump direcionou o Guardian à declaração de Trump no Facebook. Parscale não respondeu a uma solicitação de comentário.
 
Leia mais em The Guardian

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »