28/06/2020 às 19h15min - Atualizada em 28/06/2020 às 19h15min

​SOCIALISTA RESISTE À PANDEMIA E É REELEITA PREFEITA DE PARIS

ANNE HIDALGO VENCEU OS DOIS TURNOS DA ELEIÇÃO

 
Ainda sentindo os efeitos da pandemia do coronavírus, a França  voltou às urnas, nesse domingo, 28, para o segundo turno das eleições municipais. Mesmo com todas as medidas rígidas para conter a disseminação do coronavírus, a candidata do Partido Socialista, Anne Hidalgo, ampliou a vantagem do primeiro turno, realizado no dia 15 de março, e foi reeleita para a prefeitura de Paris conquistando entre 49,3% e 50,2% dos votos, segundo institutos de pesquisa.
Anne Hidalgo venceu as candidatas conservadoras Rachid Dati, do partido Os Republicanos (entre 32 % e 32,7% dos votos) e a candidata do presidente Emannuel Macron, Agnès Buzyn (entre 13,7% e 16% dos votos), do partido A República em Marcha. 
O temor da contaminação do coronavírus aumentou ainda mais a abstenção histórica registrada no primeiro turno. Por volta das 17h (meio-dia em Brasília), o comparecimento às urnas não chegava a 35% dos eleitores.
Quando a vitória já era certa, o movimento na sede da prefeitura de Paris, centro da cidade, já era grande. Pelo Twitter, a primeira mulher a ser eleita para a Prefeitura de Paris, agradeceu a reeleição. “Sua confiança será nossa força. Merci Paris!”, escreveu Anne Hidalgo que vai ficar mais seis anos no Hôtel de Ville (Prefeitura).
Apesar do primeiro-ministro Edouard Philippe, voltar à prefeitura de Havre, o resultado das eleições municipais vai forçar o presidente Macron a fazer mudanças na condução da França. A grande novidade foi a vitória dos ecologistas, “Os Verdes”, em cidades importantes como Lyon.
 
A prefeita reeleita de Paris é amiga dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. No ano passado, Anne Hidalgo concedeu o título de Cidadão Honorário de Paris ao ex-presidente Lula, mesmo ele estando preso em Curitiba. No dia 2 de março, Anne Hidalgo enfrentou críticas e entregou o título a Lula, em concorrida cerimônia na Prefeitura de Paris. Dias depois, em 15 de março, a prefeita mostrou a sua força e saiu na frente no primeiro turno das eleições municipais. Nesse domingo, a vitória foi ainda maior contra o conservadorismo e a pandemia do coronavírus.
Anne Hidalgo também reforçou a campanha para saber “Quem Mandou Matar Marielle?”, a ex-veradora do PSOL-RJ, assassinada em março de 2018. A Prefeitura de Paris inaugurou, no ano passado, o Jardim Marielle Franco, com a presença da família da ex-vereadora defensora dos direitos humanos.
Leia mais RF
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »