26/06/2020 às 19h11min - Atualizada em 26/06/2020 às 19h11min

GOVERNADORES DO CEARÁ E PERNAMBUCO NÃO VÃO À INAUGURAÇÃO DE BOLSONARO NO SERTÃO

CAMILO SOBRE A OBRA: “ FOI CONCEBIDA E TOCADA PELO GOVERNO LULA”.

Protestos marcaram a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Ceará, nessa sexta-feira, para inaugurar mais um trecho da obra de transposição das águas do Rio São Francisco para o sertão nordestino, na região do Cariri. Na transmissão semanal pela internet, nessa quinta-feira, Bolsonaro disse que tinha convidado os governadores do Ceará, Camilo Santana, e de Pernambuco, Paulo Câmara, para acompanhar a inauguração. Os dois não compareceram e nem mandaram representantes. Segundo a CNN, a avaliação foi de que a presença de Santana ou qualquer integrante da sua equipe seria uma sinalização para a população cearense de que o governador não respeita o isolamento social imposto por ele próprio. 
Camilo Santana desconheceu a presença de Bolsonaro no estado, ao comentar no Twitter, a conclusão de mais uma etapa da obra. “Hoje é um dia importante para o nosso Ceará: a chegada das águas do São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado. Que foi concebida e tocada no Governo Lula, com apoio do ex-ministro Ciro, e continuada pelos Governos Dilma, Temer e, agora, Jair Bolsonaro “, escreveu o governador. E lembrou do desafio que enfrenta o estado. “Agradecemos a todos pela contribuição para o desenvolvimento dessa obra histórica para o Nordeste, cujo andamento acompanhei de perto nos últimos seis anos, e muito lutei para sua realização. Minha homenagem aos milhares de operários, engenheiros e colaboradores que dedicaram todo o seu esforço em dias incansáveis de trabalho. Só após superarmos este grave momento de pandemia, que já atingiu mais de cem mil irmãos e irmãs cearenses, deverei voltar ao local da transposição, para ver de perto as águas do São Francisco, já no nosso Cinturão das Águas, por onde seguirão para garantir segurança hídrica para a população cearense”.
Também pela internet, internautas rebateram a tentativa do governo e de apoiadores de Bolsonaro de se “apropriar” da obra que começou em 2007, no segundo governo do ex-presidente Lula. Em março de 2017,um ano depois do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, Lula foi à cidade de Monteiro, no interior paraibano – destino final dos 270 quilômetros do Eixo Leste do projeto de transposição – acompanhado de Dilma, para a “Inauguração Popular da Transposição do São Francisco”. Nove dias antes, o ex-presidente Temer visitou a cidade de Monteiro para tentar “inaugurar” o mesmo trecho da obra, onde foi recebido com vários protestos. 
“Parabéns presidente Lula, no início todos foram contra, o senhor não só provou a necessidade como produziu a obra, ela é sua e ninguém tira, o povo sabe que ela é toda sua, parabéns e obrigado presidente Lula”, escreveu um internauta que postou uma foto do ex-presidente na obra. O deputado estadual do PT-RS, Edegar Pretto, usou um meme com a foto de Bolsonaro com as mãos levantadas para o céu, para agradecer a Lula. 
“Obrigado presidente @LulaOficial. Essa deveria ser a legenda original da foto de Bolsonaro sobre a transposição do Rio São Francisco. É um governo fake em todas as categorias”, postou o deputado no Twitter.  .


Antes mesmo de Bolsonaro chegar ao Ceará, os protestos contra a ida dele ao estado tomaram conta de Fortaleza, nessa quinta-feira à noite. Profissionais cearenses do Coletivo Rebento-Médicos em Defesa da Ética, da Ciência e do SUS, percorreram ruas da capital cearense protestando contra às ações e à condução pelo governo federal no combate à pandemia do coronavírus que já matou mais de 55 mil pessoas no Brasil. Por onde passavam, projeções contra Bolsonaro eram feitas nos prédios. “Quem despreza a vida não é bem-vindo ao Ceará” era uma das frases projetadas.
Nessa sexta-feira, as Frentes Brasil Popular Ceará e Povo Sem Medo realizaram várias ações de denúncias contra Jair Bolsonaro em Fortaleza e no Cariri. Faixas pedindo “Fora Bolsonaro” estavam nas ruas das cidades.

Leia mais no Viomundo e Brasil de Fato

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »