25/06/2020 às 07h46min - Atualizada em 25/06/2020 às 07h46min

LATA D’ÁGUA NA CABEÇA VOLTARÁ A SER SUCESSO

BOLSONARO QUER PRIVATIZAR A ÁGUA


Não é verdade que falte água no país. Não falta, nunca faltou, nem vai faltar. O que falta, o que sempre faltou, foi uma política mais efetiva nesse sentido. É verdade que hoje cidades como o Rio já não sentem o mesmo problema do tempo em que, apesar de serem maravilhosas, não tinham. Mas parece que esse pessoal que está no poder é extremamente saudosista. Saudades da ditadura... saudades das torneiras secas... poderiam entrar no túnel do tempo e voltar aos tempos da ditadura, da falta d’água e outras cositas. Ao contrário, parece que querem trazer as coisas ruins de volta (o próprio presidente, aliás, é um bom exemplo). Júlia Dias Carneiro escreve hoje na BBC Brasil que “Enquanto iniciativas para privatizar sistemas de saneamento avançam no Brasil, um estudo indica que esforços para fazer exatamente o inverso - devolver a gestão do tratamento e fornecimento de água às mãos públicas - continua a ser uma tendência global crescente”.

Ela lembra que, “de acordo com um mapeamento feito por onze organizações majoritariamente europeias, da virada do milênio para cá, foram registrados 267 casos de "remunicipalização" (incluindo Paris e Berlim), ou reestatização, de sistemas de água e esgoto. No ano 2000, de acordo com o estudo, só se conheciam três casos”.

Satoko Kishimoto (coordenadora para políticas públicas alternativas no Instituto Transnacional - TNI, centro de pesquisas com sede na Holanda) afirma que essas remunicipalizações vêm sendo impulsionadas pelos vários problemas reincidentes, entre eles “serviços inflacionados, ineficientes e com investimentos insuficientes”. Em geral, diz ela, “observamos que as cidades estão voltando atrás porque constatam que as privatizações ou parcerias público-privadas (PPPs) acarretam tarifas muito altas, não cumprem promessas feitas inicialmente e operam com falta de transparência, entre uma série de problemas que vimos caso a caso", explica Satoko à BBC Brasil.

Matou a charada! É exatamente isso que a turma do Bolsonaro mais gosta. E se é “pra fazer água”, talvez até chamem o Queiroz para administrar...

 

Leia também no Brasil247 e na BBC Brasil

 

Lata d'Água

Marlene, Severino Araújo

Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria, lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão leva a criança
Lá vai Maria
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria, lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão leva a criança
Lá vai Maria
Maria lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia
Composição: Luis Antônio - Jota Jr

Fonte: Musixmatch

Compositor: Antonio Luiz

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »