20/06/2020 às 16h47min - Atualizada em 20/06/2020 às 16h47min

WEINTRAUB FOI PARA MIAMI COM PASSAPORTE DIPLOMÁTICO

A EXONERAÇÃO SÓ FOI PUBLICADA DEPOIS DA CHEGADA DELE AOS EUA


Escândalo! Como ele mesmo avisou, o agora ex-ministro do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub, já está nos Estados Unidos, desde a manhã desse sábado. O mais grave é que apesar de estar sendo processado por racismo contra o povo chinês e ser um dos investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal, Weintraub viajou com os benefícios da imunidade de ministro de Estado. Desde o dia 24 de maio, os brasileiros estão proibidos de entrar nos Estados Unidos para “não importar” o coronavírus, segundo o amigo de Jair Bolsonaro, presidente Donald Trump.
 

A chegada de Weintraub em solo americano foi anunciada pelo irmão, Arthur Weintraub, pelo Twitter.

“Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos Estados Unidos”, escreveu o assessor do presidente Bolsonaro. Às 8:34h da manhã, o próprio Abraham Weintraub respondeu aos apoiadores que ficaram sabendo da notícia. “As coisas aconteceram muito rapidamente”, postou o ainda ministro da Educação do Brasil. Isso porque a exoneração só foi publicada quando Weintraub já estava em Miami, através de uma edição extra do Diário Oficial da União. O ministério da Educação confirmou que ele viajou em avião regular e com passaporte diplomático. Segundo o MEC, os trâmites para que ele seja admitido para o Banco Mundial devem demorar um mês.
 

Nessa sexta-feira, 19, Abraham Weintraub avisou que ia sair do Brasil o “mais rápido possível” porque estaria recebendo ameaças, mas também deu outros motivos para a partida tão rápida. “Agora é evitar que me prendam, cadeião e que me matem”, ressaltou o economista indicado pelo governo brasileiro para uma diretoria-executiva do Banco Mundial.

A viagem foi tão repentina que os pedidos para a apreensão do passaporte de Abraham Weintraub feitos pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e os deputados federais do PT Paulo Pimenta (PT-RS), Padre João (PT-MG), João Daniel (PT-SE), Alencar Santana (PT-SP) e Rogério Correia (PT-MG) ao Supremo Tribunal Federal nem foram respondidos ainda. E não é que o deputado Rogério Correia estava certo?! Ele justificou assim o motivo para pedir que o STF proibisse a saída de Weintraub do Brasil. “Tenho comigo que ele pode vir a querer fugir. Ele tentou habeas corpus no Supremo Tribunal Federal e não conseguiu”, argumentou Correia, em entrevista à Rádio Itatiaia. 

Nas redes sociais, Abraham Weintraub está sendo  chamado de foragido e é o assunto mais comentado do Twitter. Os políticos da oposição reagiram com firmeza a essa atitude do governo Bolsonaro. “Weintraub fugiu como autoridade do Brasil, ainda era ministro de Bolsonaro. Como conseguiu entrar nos EUA com fronteiras fechadas para brasileiros? Houve participação do governo Bolsonaro na fuga? Exigimos respostas!”, questionou, no Twitter, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) exigiu providências imediatas. “Não pedimos a prisão de Weintraub à toa. Sabemos sua índole. Se está nos EUA, está FUGINDO. A utilização do passaporte diplomático de ministro foi ilegal (*), além de imoral. Desvio de finalidade. Como fugitivo internacional que é, Weintraub deve ser deportado ao Brasil e ser PRESO”, escreveu no Twitter.
 

“Bolsonaro acoberta fuga. O falastrão Weintraub correu para os EUA quando sentiu que poderia ser preso. Só depois que desembarcou, foi exonerado do MEC. Mais um episódio que confirma: é urgente afastar Bolsonaro do poder. #ImpeachmentJá,  pediu a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG). 

A primeira semana de inverno promete agitar ainda mais o Brasil.


Nota: não foi ilegal o passaporte diplomático para Weintraub, mas foi imoral, porque todos sabem que foi um jeitinho de ele escapar da Justiça

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90