03/06/2020 às 11h39min - Atualizada em 03/06/2020 às 11h39min

2 MILHÕES DE ANÚNCIOS DA SECOM EM CANAIS DE 'CONTEÚDO INADEQUADO'

ONDE SE LÊ “BOLSONARO”, LEIA-SE “FAKENEWS”


A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que é, portanto, composta pela Câmara e pelo Senado) obteve relatório das Fake News onde foram identificados (atenção para não rolar da cama...) 2.065.000 anúncios pagos com verba da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em sites, aplicativos de telefone celular e canais de YouTube que veiculam conteúdo considerado inadequado. Em outros palavrões, canais de Fake News!!!
Entre esses “belíssimos” canais estão sites que divulgam notícias falsas, oferecem investimentos ilegais e até aplicativos com conteúdo pornográfico.
O relatório foi elaborado por consultores legislativos e foi divulgado nesta terça-feira, dia 2, pela CPMI. Seus dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O relatório diz que, apesar de ter solicitado informações do período entre janeiro e novembro de 2019 (174 dias), a Secom só forneceu dados referentes a 38 dias, entre 6 de junho e 13 de julho do ano passado (leia também edições de 2019 de D&D, aqui (https://daquiedali.net/noticia/170/bolsonaro-como-na-sua-campanha-continua-se-sustentando-em-fakenews) e aqui (https://daquiedali.net/noticia/602/escandalo-das-fakenews). Mesmo assim, foi possível identificar que parte dos anúncios pagos pela Secom foi parar em canais com conteúdo de familiares palavrões. Agora, muita atenção: a verba utilizada nesse período era para a campanha sobre a Reforma da Previdência (!!!!) e se refere a recursos distribuídos na internet por meio da plataforma Adwords e Adsense do Google. Essa publicidade é direcionada de forma automática aos sites pelas plataformas, mas é possível ao anunciante bloquear tanto sites específicos quanto categorias de assuntos.
No total, os consultores da CPMI identificaram 843 canais considerados inadequados e o total de anúncios veiculados foi de 2.065.479. Entre esses canais estão 47 sites que divulgam notícias falsas, 741 canais do Youtube que foram removidos pela plataforma por descumprimento de regras, 12 sites com notícias sobre jogos de azar, sete que fazem ofertas de investimentos ilegais e quatro com conteúdo pornográfico.
 
A classificação do que é um site que divulga notícias falsas foi feita pela própria equipe que elaborou o relatório. Entre os sites colocados nesta categoria estão o "Jornal da Cidade Online", "Jornal 21 Brasil", "Terça Livre", "Folha do Brasil", "Diário do Centro do Mundo" e "Revista Fórum". O "Jornal da Cidade Online" é o mesmo que, segundo o perfil Sleeping Giants Brasil, recebeu verba publicitária do Banco do Brasil. Ao todo, os 47 sites que divulgam notícias falsas identificados pelo relatório receberam 653.378 anúncios. Os sites com conteúdo pornográfico receberam 27 anúncios. 
O documento aponta ainda a necessidade de questionar a Secom sobre o total de anúncios veiculados ao longo de todo o ano de 2019 em relação ao site Terça Livre, do blogueiro Allan dos Santos. O relatório afirma que, durante oitiva na CPMI, o blogueiro afirmou que não recebia dinheiro público, mas os dados da Secom mostraram que seu canal no YouTube recebeu 1.447 anúncios.
"Necessário, portanto, formular questionamento àquela secretaria para quantificar exatamente o montante pago ao canal em todo o período de vigência do contrato com o Google Adsense, tendo em vista que tivemos acesso apenas aos dados parciais", diz um trecho do relatório.
 
Allan dos Santos é um dos investigados no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que investiga uma suposta rede de divulgação de notícias falsas e ataques contra ministros da Corte. No domingo, reportagem do GLOBO revelou que, além de receber por anúncios pagos pela Secom, o blogueiro recebeu por anúncios pagos pela Petrobras e pela Eletrobras.
 
Foram identificados ainda cinco canais que fazem promoção pessoal de autoridades como o presidente Jair Bolsonaro e que receberam anúncios pagos pela Secom. Entre os canais identificados pelo documento estão canais no YouTube como o "Bolsonaro TV" e o canal pessoal do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), além do site do senador.
O relatório aponta que a destinação de verba pública para a promoção pessoal de autoridades pode ser interpretada como violação à Constituição Federal.
"A veiculação de anúncios, pela Secom, em canais desse tipo pode gerar questionamento com base no § 1º do art. 37 da Constituição, pois abre a possibilidade de se interpretar tal fato como utilização da publicidade oficial para promoção pessoal, conduta vedada pela Carta Magna", diz um trecho do documento.
 
O documento critica a forma como a Secom utilizou suas verbas e aponta para o potencial prejuízo à imagem do governo.
"Além disso, fica claro que a utilização do programa Google Adsense pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da  República gerou várias incorreções na condução da política de publicidade oficial da Presidência da República", diz um trecho.
"Como pudemos observar, houve descontrole do target (alvo) das ações publicitárias, o que redundou em desperdício de recursos públicos. Adicionalmente, o dinheiro da publicidade oficial terminou por ser empregado em diversos canais com conteúdo inadequado, fazendo com que a imagem do Governo Federal fosse veiculada em canais de baixa qualidade e associada a conteúdos falsos, criminosos, de cunho sexual ou referentes a promoção pessoal do Presidente da República", diz outro trecho do relatório.
 
O que se tem, em última análise, é que o governo Bolsonaro trata-se de um governo altamente incompetente, irresponsável, que não sabe lidar com o bem público, além de ser obviamente fascista.
 
Em tempo: trazemos de volta trecho da notícia sobre o tema.

O resultadosdobichotemporeal.com.br recebeu 319.082 anúncios, segundo a planilha enviada pela Secom. O jogo do bicho é ilegal no Brasil. Mas é importante considerar que o site mostra um aviso:

Este é um aviso muito importante para as pessoas que acompanham O Jogo do Bicho – Deu no Poste no nosso site. O Jogo de Bicho é um jogo de sorte (gambling) ilegal no Brasil. Não fazemos apostas e nem mantemos contato com bicheiros (cambistas) ou apostadores. Apenas anunciamos os resultados. As notícias publicadas aqui é unicamente cultural e educativo com base de textos e imagens disponíveis na web no rádio local ou pelas Loterias de cada sede do Brasil!

Os resultados por banca do Jogo do bicho também é comunicado por meio de jornais e redes televisivas nos municípios de cada sede do Brasil. Por certo as notícias disponíveis sobre resultado do jogo do bicho é de total responsabilidade do utilizador Agradecemos pela consideração!


Leia também Blogs do Globo.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »