Fake News com dinheiro público? O representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, Reinaldo Fujimoto, agiu rápido, tratou de enviar um ofício ao comitê pedindo uma auditoria interna para investigar a veiculação de propagandas do banco em sites bolsonaristas acusados de espalhar fake news. Ele quer detalhes sobre a aplicação de verba publicitária do banco público em sites e plataformas digitais.
Isso tornou-se possível, em primeiro lugar, graças à ação rápida do Sleeping Giants aqui do Brasil, uma espécie de caçador de fake News (que procura acabar com os financiamentos - feitos por meio de anúncios - de sites que espalham mentiras). O BB foi imediatamente avisado que estaria financiando (por meio de anúncios) alguns sites que espalham mentiras.
A Sleeping Giants alertou no twitter: “Oii @BancodoBrasil, tudo bem? Realmente é bom ter a facilidade de usar um app em tempo de pandemia, mas não precisava anuncia-lo em um site conhecido por espalhar Fake News e que é contra o isolamento social. Pls considere bloquear!✊