09/05/2020 às 07h48min - Atualizada em 09/05/2020 às 07h48min

DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA?

VIROU FAKE NEWS E JOGO DO BICHO?


O mundo tem que se curvar diante de Bolsonaro – ele é capaz de tudo! O seu governo veiculou publicidade sobre a reforma da Previdência em sites de fake news, de jogo do bicho, infantis, em russo e em canal do YouTube que promove sabe o quê? O presidente da República...
 
Isso é o que consta, segundo a Folha, nas planilhas enviadas pela SECOM (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência) por determinação da CGU (Controladoria-Geral da União), a partir de um pedido por meio do Serviço de Informação ao Cidadão.
A SECOM contrata agências de publicidade que compram espaços por meio do GoogleAdsense para veicular campanhas em sites, canais do YouTube e aplicativos para celular.
O anunciante escolhe que tipo de público quer atingir, em que tipos de sites não quer que sua campanha seja veiculada e quais as palavras-chave que devem ser vetadas. A partir daí, o Google distribui os anúncios para sites ou canais do YouTube que cumpram os critérios estabelecidos pelo anunciante.
O valor pago é dividido entre o Google e o site ou canal do YouTube. As porcentagens do Google variam, de 40% a 20% ou menos, dependendo da negociação entre os sites e a plataforma. No final, o anunciante recebe um relatório sobre todos os seus anúncios, onde foram veiculados, quantas vezes e outros dados. As planilhas estão disponíveis no site de Acesso à Informação do governo federal.
 
Dos 20 canais de YouTube que mais teriam veiculado anúncios da campanha da Nova Previdência no período reportado, 14 são destinados principalmente ao público infantojuvenil, como o canal Turma da Mônica e Planeta Gêmeas. E um dos canais de YouTube que mais receberam anúncios teria sido o Get Movies, destinado ao público infantil... em russo! Vale a pena repetir:  um dos canais de YouTube que mais receberam anúncios teria sido o Get Movies, destinado ao público infantil... em russo!
 
O canal se descreve como “o destino no YouTube para russos que querem assistir a desenhos animados e outros tipos de programa para a família". Considerando os valores de sua tabela, esse site teria recebido 101.532 veiculações. O que talvez motive milhares e milhares de crianças russas a procurarem a nossa Previdência!!! Um sucesso, é ou não é?
 
Se o governo tivesse interesse em evitar esse site, bastaria utilizar os filtros do Google, poderia ter solicitado a troca, o que não é difícil. O canal infantil Kids Fun, por exemplo, foi um dos campeões em anúncios (469.777).

Em 11 de novembro de 2019, foi pedido à Secom, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, um relatório de canais nos quais os anúncios do governo federal contratados por meio da plataforma Google Ads foram exibidos, para o período de 1º de janeiro a 10 de novembro de 2019.
A Secom teria negado duas vezes o pedido. Após recursos, a CGU determinou em fevereiro que a Secom deveria disponibilizar o relatório pedido no prazo de 60 dias contados da notificação da decisão.
A resposta da Secom só foi encaminhada ao site em 17 de abril deste ano (mais de cinco meses após o pedido inicial) e as planilhas enviadas abrangem apenas o período de 6 de junho a 13 de julho de 2019 e 11 a 21 de agosto de 2019 (essas  planilhas, segundo a Folha, devem ser encaminhadas à CPMI das Fake News nos próximos dias). Os documentos não especificam o total gasto pela Secom com os anúncios. Mas, em maio de 2019, a secretaria anunciou que gastaria R$ 37 milhões em inserções publicitárias sobre a reforma da Previdência, em televisão, internet, jornais, rádio, mídias sociais e painéis em aeroportos.
 
Acha que é só isso? Errou na aposta. Anúncios com dinheiro público foram também para um site com resultados do jogo do bicho. O resultadosdobichotemporeal.com.br recebeu 319.082 anúncios, segundo a planilha enviada pela Secom. O jogo do bicho é ilegal no Brasil. Mas é importante considerar que o site mostra um aviso: Este é um aviso muito importante para as pessoas que acompanham O Jogo do Bicho – Deu no Poste no nosso site. O Jogo de Bicho é um jogo de sorte (gambling) ilegal no Brasil. Não fazemos apostas e nem mantemos contato com bicheiros (cambistas) ou apostadores. Apenas anunciamos os resultados. As notícias publicadas aqui é unicamente cultural e educativo com base de textos e imagens disponíveis na web no rádio local ou pelas Loterias de cada sede do Brasil!
Os resultados por banca do Jogo do bicho também é comunicado por meio de jornais e redes televisivas nos municípios de cada sede do Brasil. Por certo as notícias disponíveis sobre resultado do jogo do bicho é de total responsabilidade do utilizador Agradecemos pela consideração!
 
Perfeito. Simples assim. Transparência é fundamental – principalmente quando o dinheiro da Previdência está em jogo...
 
Leia na Folha.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »