29/04/2020 às 10h09min - Atualizada em 29/04/2020 às 10h09min

WEINTRAUB É RACISTA!

E É BURRO!


A Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou e o Supremo (STF), através do ministro  Celso de Mello, determinou na noite dessa terça-feira, 28, a abertura de inquérito para apurar o crime de racismo que teria sido cometido pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, um ex-profissional do mercado financeiro.
 
Foi no início do mês, em uma rede social. Weintraub, cuja cultura parece ser bem limitada,  utilizou-se do personagem de história em quadrinhos Cebolinha (aliás, excelente) para “imitar” o que seria o modo chinês de falar e para insinuar que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus (depois, apagou o texto).
 
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, considera que, em tese, a conduta do ministro configura infração penal prevista na lei que define os crimes resultantes de preconceito. A pena prevista é de um a três anos de prisão e multa.
Agora, Weintraub vai prestar depoimento sobre o caso – tendo que utilizar todos os “erres”, sem preconceito.
 
Na decisão, Celso de Mello deixou claro que o ministro não tem prerrogativa de definir quando e onde será ouvido - como indicou a PGR -, já que Weintraub não falará como testemunha, mas como investigado.
 
O STF autorizou ainda a obtenção dos dados do acesso usado para publicar o post. Quer saber qual foi o IP (código único de cada computador conectado à internet) utilizado para o acesso à internet. O prazo é de 90 dias para a conclusão das investigações. Segundo o ministro, isso ocorre em função da pandemia do coronavírus.
Na sua postagem, Weintraub disse que a China vai sair "relativamente fortalecida" da crise do coronavírus e que isso condiz com os planos do país de "dominar o mundo". Insinuou ainda que haveria, no Brasil, parceiros dos chineses nesse objetivo:
"Geopolíticamente [sic], quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?".
 
Para fortalecer ainda mais o seu preconceito, publicou a foto de uma capa da revista da Turma da Mônica, que mostra os personagens na China.
Na época, a embaixada chinesa no Brasil, também pela rede social, divulgou uma resposta repudiando a fala do ministro e o embaixador, Wanming Yang, cobrou uma declaração oficial do governo sobre a fala de Weintraub.
Em março, também em uma rede social, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, escreveu que a "culpa" pelo coronavírus era da China.
 
Com um governo como esse, não precisamos mais ter embaixadas espalhadas pelo mundo. Quem vai querer se relacionar conosco? Nem o Trump quer mais saber da família “Messias”...
 
Leia também no G1 e no ConversaAfiada.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90