28/04/2020 às 13h37min - Atualizada em 28/04/2020 às 13h37min

​O CORONAVÍRUS É DEMOCRATA OU REPUBLICANO?

TRUMP FAZ POLÍTICA COM A VIDA DO POVO.

 
Os estados americanos em todo o país veem seus orçamentos dizimados pela pandemia de coronavírus, e precisam urgentemente de ajuda federal. Mas Trump e alguns dos principais parlamentares republicanos preferem tratar a questão em termos partidários. Os governadores estão alertando sobre a calamidade financeira se Washington não der socorro, lembram o alerta de especialistas em orçamento dizendo que deixar os estados para se defender só prolongará a recuperação do país inteiro.
 
Mesmo assim, Trump insiste na ideia de que um pacote de ajuda federal beneficiaria amplamente estados fiscalmente irresponsáveis, administrados por... democratas. É a sua mais recente tentativa de estabelecer um quadro partidário em torno de uma crise que devastou grande parte do país, sem distinção de filiação política.
 
Trump escreveu nessa segunda-feira, dia 27, no Twitter:
"Por que as pessoas e os contribuintes americanos estão resgatando municípios e estados mal administrados (como Illinois, por exemplo) por democratas, quando a maioria dos outros estados não procura socorro? Estou aberto a discutir qualquer coisa, mas não custa perguntar".
 
Uma carta bipartidária da Associação Nacional de Governadores aos líderes do Congresso deixou claro que a perda de receita e dificuldades financeiras causadas pelo coronavírus está acontecendo em estados de todas as faixas políticas.
 
"O Congresso deve apropriar US$500 bilhões adicionais, especificamente para estados e municípios, em ajuda federal direta que permita a substituição de receita perdida", escreveram o governador de Maryland, Larry Hogan (republicano) e Andrew M. Cuomo , de Nova York (democrata).
 
Alguns governadores republicanos resistem a fazer um apelo direto por um resgate federal, mesmo quando funcionários do orçamento em seus estados alertam para a calamidade que se aproxima.
Na Flórida, o aliado próximo de Trump, o governador Ron DeSantis (R), disse que seu estado pode ser capaz de suportar grande parte da tempestade econômica sem precisar refazer seu orçamento fiscal. Mas o diretor financeiro do estado, Jimmy Patronis, disse que o setor de turismo, crucial para a Flórida, uma das principais fontes de receita do estado, foi atingido fortemente e que o atual financiamento federal pode não ser suficiente. "Este é um inimigo único que nunca vimos antes", disse ele.
Autoridades da Casa Branca dizem que Trump continua aberto a fornecer apoio aos estados, mas se opõe a um resgate federal para quaisquer questões orçamentárias de longa data com as quais os governos estaduais estavam lutando antes da pandemia.
 
"O governo federal não está salvando ninguém", disse o porta-voz da Casa Branca Judd Deere. "Como o presidente Trump disse, continuaremos a tomar ações ousadas e agressivas para ajudar os mais afetados por esse inimigo imprevisto, para que possamos emergir desse desafio mais forte e com uma economia próspera e crescente".
 
Alguns governadores republicanos relutam em fazer um apelo direto a um resgate federal, mesmo quando funcionários do orçamento em seus estados alertam para uma calamidade que se aproxima.
Na Flórida, o aliado próximo de Trump, o governador Ron DeSantis (R) disse que seu estado pode ser capaz de suportar grande parte da tempestade econômica sem precisar refazer seu orçamento fiscal.
Mas o diretor financeiro do estado, Jimmy Patronis, disse que o setor de turismo, crucial da Flórida, uma das principais fontes de receita do estado, foi atingido com força e que o atual financiamento federal pode não ser suficiente, segundo o Orlando Sentinel.
"Este é um inimigo único que nunca vimos antes", disse ele.
 
Há, enfim, um amplo debate entre democratas e republicanos sobre como vários estados interagem com o tesouro federal. Alguns democratas de estados que contribuem com quantias desproporcionalmente grandes de receita com imposto de renda para o governo federal se revoltaram com os republicanos, que vincularam a necessidade de auxílio federal à irresponsabilidade fiscal no nível estadual.
 
"Se a Flórida gostaria de ter uma conversa sobre garantir que nenhum estado receba mais dinheiro do governo federal do que o que envia, o estado de Connecticut está pronto para a discussão"
, twittou o senador Chris Murphy (D) na segunda-feira.
 
 
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy (D), disse que seu estado pode começar a sofrer uma crise de caixa em questão de semanas, descrevendo a situação como uma espécie de "armageddon" que apenas o governo federal poderia impedir.
"A alternativa não é falência", afirmou Murphy na segunda-feira à CNBC. "A alternativa é acabar com a luz do dia com os serviços em que nossos pais agora estão desesperadamente contando, na maior crise de assistência médica da história do país".
 
Um projeto de lei bipartidário apresentado pelo senador Robert Menendez (D-N.J.) e pelo senador Bill Cassidy (R-La.) Forneceria até US $ 500 bilhões para governos estaduais e locais.
Isso equivale à quantia que os governos estaduais provavelmente precisarão cobrir seus déficits nos próximos dois anos fiscais devido ao coronavírus, de acordo com um trabalho de pesquisa do Centro de Prioridades Orçamentárias e Políticas.
Elizabeth McNichol, uma das co-autoras de um trabalho de pesquisa do Centro de Prioridades Orçamentárias e Políticas, disse que os déficits são um impacto direto do coronavírus, e não devido à má administração fiscal dos estados.
"Não é um efeito vermelho ou azul", disse ela. "Está acontecendo em todo o país, em estados de todo o país".
Até Tony Fratto, que trabalhou na Casa Branca sob o presidente republicano George W. Bush durante a crise financeira de 2008, disse que tentou convencer seus amigos de partido a "resolver o problema hoje" e "ter as batalhas ideológicas amanhã".
Com inteligência, ele também alertou sobre as implicações políticas de não agir para salvar os estados.
"Os republicanos devem pensar sobre isso em termos políticos", disse ele. “As chances de os republicanos serem reeleitos em novembro em grande parte serão correlacionadas com o sucesso da recuperação econômica. E a recuperação econômica não será muito forte se todos os estados azuis (republicanos) estiverem em perigo econômico
.
 
Os republicanos aparentemente não entenderam que o coronavírus não é filiado a nenhum partido...


Leia também em The Washington Post

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90