23/03/2020 às 13h20min - Atualizada em 23/03/2020 às 13h20min

​MP QUE PERMITE SUSPENDER SALÁRIO REVOLTA INTERNAUTAS

OPOSIÇÃO VAI AO STF TENTAR DERRUBAR MEDIDA

Enquanto a maior parte dos trabalhadores já dormia, o governo Bolsonaro editava, na noite desse domingo, a MPF 927 que permite aos empresários suspender os salários dos funcionários por 4 meses. Ele aproveitou que o Senado aprovou o estado de calamidade pública, na sexta-feira, 20 de março, para flexibilizar, ainda mais, a CLT como uma das saídas para reduzir os impactos do coronavírus. Essas regras excepcionais passam a valer a partir da publicação, mas precisam ser aprovadas pelo Congresso. A MP também permite que as empresas adiem o pagamento do FGTS dos funcionários referentes aos meses de abril, maio e junho desse ano. E tem mais: em uma eventual contaminação do empregado não será considerada ocupacional (quando foi no ambiente de trabalho) a não ser que ele comprove. 
Quando o Brasil acordou, nessa segunda-feira, a reação contrária à MPF 927 foi imediata. No Twitter as hastags #MP927, #SemSalário, #BolsonaroGenocida e outras ligadas à perda dos direitos dos trabalhadores rapidamente chegaram aos assuntos mais comentados pelos internautas. Entre os políticos, o impacto também foi enorme. Pelo Twitter, Fernando Haddad, do PT, reagiu. “É duro ter que lidar com um vírus e com um verme ao mesmo tempo”. O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB-MA), também subiu o tom. “Bolsonaro não apenas FALA absurdos. Falar já é grave. Mas ele FAZ absurdos. Ele não tem sensatez nem sensibildade social. Espero que o Congresso e o Supremo salvem o Brasil”. O líder do MTST, Guilherme Boulos, foi direto. “Enquanto outros países estão proibindo demissões e garantindo salários, ele libera a suspensão dos contratos sem pagamento. Derrubar esse canalha virou questão de sobrevivência”. A líder da minoria na Câmara, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ, aumentou a pressão contra a MP de Bolsonaro e Guedes.
“É cruel, perverso. Aposta no caos! Inaceitável!!!! Não mexe no lucro absurdo dos bancos, não tributa milionários, mas suspende salários e demite”. Os caminhos da oposição já foram apontados pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). “Não deixaremos Bolsonaro matar os brasileiros de fome. Já estamos acionando o STF e vamos derrubar a MP 927 no Congresso. Não permitiremos que o governo deixe trabalhadores sem salário por 4 meses. Em vez de cortar, temos que garantir a renda de todas as famílias”, avisou pelo Twitter. 
Se no mundo virtual a semana começou difícil para o presidente Jair Bolsonaro, na vida real também não foi nada fácil. Ao deixar o Palácio da Alvorada, aquela “claque” de apoiadores que só aplaude o que ele fala e ajuda a atacar o jornalistas sumiu. Só encontrou um paranaense que estava na estrada e talvez ainda não tenha se conscientizado que é hora de ficar em casa para não ser contaminado. Mas os jornalistas estavam  e prontos para repercutir a  Datafolha, dessa segunda-feira. Segundo a pesquisa, a aprovação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e dos governadores no combate ao coronavírus é muito superior à de Bolsonaro. Aí, começaram os ataques aos jornalistas. Veja o vídeo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »