21/03/2020 às 13h28min - Atualizada em 21/03/2020 às 13h28min

EMBAIXADOR RESPONDE AO PEDIDO DE AJUDA DO NORDESTE

YANG WANNING: “VAMOS NOS ESFORÇAR POR ISSO"


Os governadores do Nordeste não esperaram nem 24 horas para receber uma resposta à carta que fizeram com um pedido de ajuda à China. Nesse sábado, pelo Twitter, o embaixador chinês,Yang Wanning, respondeu ao governador da Bahia, presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa. “Sr. Governador, já recebemos a sua mensagem.Vamos nos esforçar por isso”, escreveu o embaixador.

O documento foi enviado para Yang Wanning, nessa sexta-feira, logo após os governadores se reunirem, via internet, para avaliar a situação na Região e decidir novas medidas para conter a propagação do coronavírus. No documento, eles pediram a colaboração da China “por meio de envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos”.
O Consórcio também detalhou a necessidade especial de “leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia”.

A  resposta veio em meio à crise diplomática entre a China e o Brasil causada pelas acusações feitas ao governo chinês pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho do presidente atribuiu à China a culpa pela pandemia do coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro ainda tentou minimizar o problema. “Não há nenhum problema com a China. Zero problema com a China. Se tiver que ligar para o presidente chinês, eu ligo”.

Mas não é bem assim. Há informações de que, nessa sexta-feira, Bolsonaro tentou contato com Xi Jinping, mas o presidente não quis atender.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »