17/03/2020 às 10h28min - Atualizada em 17/03/2020 às 10h28min

​O HAITIANO SE ENGANOU

BOLSONARO JAMAIS ENTENDEU O QUE BRASIL INTEIRO FALA


Esse haitiano entendeu como ninguém o que acontece aqui no Brasil e em todo o mundo. Percebeu que o mundo inteiro, cada um de nós, todos temos grande responsabilidade no combate ao coronavírus. E teve a coragem de dizer na lata, na cara de Bolsonaro aparvalhado, que apenas balbuciou: “Desculpa, eu não estou entendendo”. O Haitiano não se intimidou: “Você está entendendo bem. Você está entendendo. Eu estou falando brasileiro. Bolsonaro acabou!!!!!!! Você está recebendo mensagem no celular. Todo mundo, todo brasileiro está recebendo mensagem no seu celular. Você está recebendo as mensagens que seus filhos mandaram para você. Você não é presidente mais. Você não é presidente mais!!!!! Precisa desistir. Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros!!!!!”
 
Simples. Direto. Evidente. Em vez de ficar dando tirinho pra lá e pra cá, dispensando proteção na mãos (e também no rosto, quando necessário), deveria dar atenção ao povo do país que (teoricamente) ele dirige. Deveria entregar-se de corpo e alma, mais de que qualquer outro, a essa luta de sobrevivência, não apenas no Brasil – no mundo inteiro. Em vez de tentar ser “engraçadinho” como Trump, procure exemplos melhores. Como Macron, da França.
 
O presidente francês, Emmanuel Macron, decretou a interdição de qualquer deslocamento ou reunião dos cidadãos em território nacional a partir desta terça-feira ao meio-dia, e por 15 dias, sob o risco de sanções a quem não obedecer a regra por conta do avanço do coronavírus no país.
 
Também a partir da mesma data e horário, as fronteiras da União Europeia (UE) e do espaço Schengen (que inclui países europeus que não fazem parte da União Europeia), com 30 países ao todo, em que a circulação de pessoas é livre, serão fechadas. Todas as viagens entre países europeus serão suspensas.
—  Estamos em guerra - repetiu Macron diversas vezes, ao longo de seu discurso em cadeia nacional. É uma guerra sanitária. Não lutamos nem contra um exército ou uma nação. Mas o inimigo está aí, invisível, em progressão, e isso requer toda a nossa mobilização, mobilização geral. Todas as ações do governo e do parlamento devem agora ser voltadas para o combate à epidemia, dia e noite - nada deve mudar nossa direção. Por isso, decidi que todas as reformas em andamento seriam suspensas, começando com a reforma da previdência.

O segundo turno das eleições municipais - que teve o primeiro turno no domingo - também foi indefinidamente adiado.
Macron anunciou também que o envio das faturas de luz, gás e água e o pagamento de aluguel por pequenas e médias empresas  estão suspensos. Segundo o presidente francês, "os que enfrentam dificuldades não terão nada a pagar, nem impostos nem contribuições para a previdência social".
 
Na China, país onde nasceu o vírus, o Partido Comunista, liderado pelo presidente Xi Jinping, comemora o que seria o fim do pico da doença. Na Coreia do Sul, o governo quase sofreu processo de impeachment por ter demorado na reação, mas atualmente o país é visto como exemplo de detecção e combate ao vírus.
 
Bons exemplos não faltam. Infelizmente, para nós, brasileiros, sobrou o péssimo exemplo.

Leia também no Brasil247 e no Globo

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »