16/03/2020 às 16h03min - Atualizada em 16/03/2020 às 16h03min

RIO DE JANEIRO VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

GOVERNADOR PEDE PARA POPULAÇÃO FICAR EM CASA


O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, deve decretar situação de emergência para tentar conter a propagação do coronavírus. Nessa segunda-feira, após conversar com representantes dos shoppings, restaurantes e cinema, Witzel disse que já está elaborando a proposta com as novas determinações. Até agora, 25 pessoas foram infectadas pelo coronavírus, no Rio de Janeiro. Foi registrado o primeiro caso de um paciente em estado grave. Ele tem 65 anos e está internado.
Mais cedo, em entrevista à TV Globo, Wilson Witzel disse que o estado não tem condições para “acolher pacientes com dificuldades respiratórias em consequência da infecção do coronavírus. Ele explicou que o novo vírus vai se propagar de uma forma ou de outra, mas a velocidade vai depender da população não ficar em aglomerações.


“Estamos tomando medidas para abrir 300 leitos em um mês. Se a população for para a praia, mais de 20 mil pessoas vão ficar infectadas: mais de 500 doentes com dificuldades respiratórias”, alertou Witzel. O governo do Estado prepara dois hospitais para receber os pacientes da pandemia. E fez um apelo para que ninguém saia de casa: “Eu quero pedir à população, pelo amor de Deus e pelo amor que têm aos pais e avós: o momento é de união, de todos estarmos conscientes. Esse vírus se propaga rapidamente”, reforçou o governador.Nessa segunda-feira, a Defesa Civil do Estado percorreu as praias do Rio e fez uma alerta para os banhistas: “Vão para casa”. 
Na Região dos Lagos, as prefeituras já estão tomando medidas para evitar o fluxo de turistas nas cidades. A entrada de veículos de turismo foi proibida em Cabo Frio e Arraial do Cabo, muito procurada pela beleza das praias, passeios de barco e prática de mergulho. Os carros de passeio têm livre trânsito. A medida vai vigorar durante 15 dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »