12/02/2020 às 11h40min - Atualizada em 12/02/2020 às 11h40min

​COMÉRCIO ABALADO

VENDAS DE DEZEMBRO CAÍRAM, EM VEZ DE CRESCER


Já eram sete meses seguidos positivos nas vendas do varejo. Mas em dezembro, quando deveria crescer ainda mais, as vendas caíram - caíram 0,1%.
A informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma queda no último mês, exatamente aquele mês caracterizado por aumento, em um ano em que o comércio cresceu 1,8%!!!
Pior ainda: a expectativa do mercado era de que houvesse alta de 0,2% nas vendas de dezembro e de 3,3% no ano!

Muito pior ainda foi a discussão no setor. A Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping) chegou a dizer que as vendas em dezembro tinham registrado alta de 9,5%, o que seria o melhor resultado desde 2014.
Aí, Tito Bessa Jr Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites), presidente do grupo e fundador da rede TNG, chamou de mentiroso o dado da Alshop.
Em resposta, a Alshop negou que os números sobre as vendas de Natal estivessem errados. E informou que crescimento nominal de 9,5% estava alinhada com entidades do setor, como a própria Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Disse que o dado passaria por revisão e que explicaria a metodologia, o que não ocorreu.
Quando a Abrasce divulgou seus dados, apontou crescimento nominal de 3,1%, sem o desconto da inflação.

Outras cinco das atividades restantes pesquisadas pelo IBGE no comércio varejista tiveram taxas negativas na passagem de novembro para dezembro: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, -2,0%; tecidos, vestuário e calçados, -1,0%; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, -10,9%; combustíveis e lubrificantes, -0,4%; outros artigos de uso pessoal e doméstico -0,1%.
 
Enfim, todos esses índices e todo esse bate boca apenas reforça a informação de que as coisas deram ruim.
Pior ainda: não é apenas o comércio varejista que anda abalado - é o país inteiro!

Leia também na Folha.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »