06/02/2023 às 13h10min - Atualizada em 06/02/2023 às 13h10min

​MERCADANTE DIZ QUE BNDES SERÁ VERDE.

E SERÁ INCLUSIVO, DIGITAL E INDUSTRIALIZANTE.

 
Aloizio Mercadante já tomou posse como novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Foi nesta segunda-feira (6) na sede do Banco, no Rio de Janeiro. E também já colocou no discurso de posse uma agenda de apoio à "nova indústria", voltada para a economia inclusiva, verde e digital.
 
Ele falou logo no início do discurso sobre alguns dos casos de sucesso do banco, afirmou que os exemplos "demonstram que um banco de desenvolvimento tem que ter uma visão de longo prazo, visão estratégica. E uma das dimensões importantes para um projeto estratégico de desenvolvimento são as exportações. Não apenas commodities agrícolas".
"O Brasil não pode ser só a fazenda. O Brasil é um dos principais produtores e exportadores do mundo de produtos agrícolas, mas também produtos industriais de alto valor agregado são essenciais para o desenvolvimento do Brasil", frisou Mercadante.
 
"Para sermos competitivos, as empresas brasileiras precisam disputar esse mercado, ganhar escala, ganhar competitividade, ganhar eficiência", defendeu.
Ele destacou ainda que o BNDES deve tornar-se uma espécie de EXIMBank para o Brasil.  "O BNDES deve apoiar o pré-embarque e o pós-embarque das exportações de bens e produtos", disse.
Ele prometeu que o “BNDES do futuro será verde, inclusivo, digital e industrializante”, destacando que a estratégia de sua gestão será diferente do modelo tradicional. “Não voltaremos ao modelo de subsídios do passado”, disse Mercadante.
 
Tomara que essa proposta verde amadureça logo...
 
Leia também no Brasil247.

 
Nota: EXIMBANK (Export Import Bank). Um banco dos EUA que existe para ajudar as empresas americanas a exportar seus produtos, por exemplo, concedendo-lhes empréstimos ou fornecendo seguro contra compradores estrangeiros que não pagam. Alguns outros países também têm um Eximbank
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »