10/02/2020 às 10h38min - Atualizada em 10/02/2020 às 10h38min

​DEMOCRACIA EM VERTIGEM TAMBÉM GANHOU O OSCAR

PRÊMIO ESPECIAL DE AMOR AO BRASIL

 
Como, honestamente, já se esperava, “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, não levou o Oscar de “Melhor Documentário”. A torcida foi grande, o amor à democracia foi maior ainda. Mas temos que reconhecer que o Oscar não foi inventado para isso.
 
O filme, que retrata o golpe de 2016, não foi escolhido pela Academia, mas a cineasta brasileira soube, de forma consistente e bastante poética, consolidar a narrativa sobre a farsa que foi o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Diretamente do tapete vermelho de Los Angeles, Petra Costa disse que o filme “é uma carta de amor ao Brasil” e que “a cura do Brasil depende do voto de cada um”. Esse, sim, é o prêmio que o país inteiro aguarda, o prêmio que todos os brasileiros terão que conquistar.
 
Petra Costa teve o mérito de fazer repercutir em todo o mundo a narrativa sobre a farsa que foi o impeachment de Dilma (aliás, quatro dos cinco filmes indicados eram dirigidos por mulheres, fato inédito na premiação). Em entrevista ao canal TNT, Petra declarou: “O filme é uma carta de amor ao Brasil, ao país que eu sonhava que eu ia ter, e que eu cresci tendo a certeza de que a democracia era uma coisa certa, né, resultado de uma vida de luta dos meus pais, e foi muito triste perceber desde aquela primeira manifestação que eu filmei, aquilo acontecendo, a semente de fascismo que estava brotando nas ruas e, em alguns momentos, se alastrando. Eu acredito que isso não é da alma brasileira. Eu acho que a gente é um povo que consegue lidar com as diferenças. Claro que tem algumas perversidades institucionais, como o racismo institucional, mas esse ódio não é da alma brasileira e eu espero que a gente consiga se curar disso”.
 
E o Brasil tem cura, Petra? Ela defendeu a política: “A cura do Brasil depende do voto de cada um. Eu não aguento mais ouvir as pessoas falando que político é tudo igual, que todo político rouba. Isso é o segredo para a gente continuar perpetuando as desigualdades que a gente tem no Brasil”.
 
Foi divulgado também um trecho inédito do filme (link abaixo), com uma fala do então deputado federal Jair Bolsonaro, de 2016, dizendo que cortaria fundos para as artes já que os filmes brasileiros custam caro e nunca chegam ao Oscar.
 
“Aqui está o meu presente para o presidente do Brasil”, provocou a cineasta no Twitter, divulgando trecho inédito.

 
A TV 247 também fez uma cobertura especial do Oscar 2020 com comentários principalmente sobre a indicação brasileira de Democracia em Vertigem para o prêmio de Melhor Documentário. O filme, da cineasta Petra Costa, retrata o golpe de 2016 contra Dilma Rousseff. A cobertura tem a participação de William De Lucca, Cynara Menezes, Renato Aroeira e Miguel Paiva.

Resultado de imagem para símbolo do twitter

Resultado de imagem para símbolo do twitter

 
Resultado de imagem para símbolo do facebook

Resultado de imagem para símbolo do facebook


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »