05/02/2020 às 16h50min - Atualizada em 05/02/2020 às 16h50min

CAMPANHA MUNDIAL APOIA O DOCUMENTÁRIO DE PETRA COSTA

ARTISTAS QUE VOTAM NO OSCAR REVELAM APOIO NAS REDES


Domingo, 9 de fevereiro de 2020. Quando a cineasta Petra Costa pisar no famoso tapete vermelho da entrega do Oscar, em Hollywood, vai levar com ela a voz de milhões de brasileiros e reafirmar para o mundo que, em 2016, a democracia brasileira sofreu um golpe e que os responsáveis pela derrubada da então presidenta Dilma Rousseff hoje retiram e ameaçam os direitos que o povo conquistou com muita luta.

Na reta final da votação para a escolha dos premiados, o documentário "Democracia Em Vertigem" recebeu apoio do mundo inteiro. Depois que o governo brasileiro, de uma forma ilegal, atacou a cineasta Petra Costa no site oficial da Secretaria de Comunicação, aí o crescimento foi enorme nas redes sociais. A atriz Latifah retweetou a gravação de Caetano Veloso que elogia o trabalho de Petra e pede atenção para o Democracia em Vertigem. Chico Buarque também gravou apoio ao documentário. Atenção que ela vota na escolha do Oscar!

Nessa quarta-feira, a atriz Frances Fisher declarou seu voto no documentário de Petra Costa. Pelo Twiiter ela justificou. “O filme mais assutador que eu já vi foi nomeado para #Melhor Documentário – Democracia Em Vertigem é um aviso para nós aqui nos EUA. Atenda à chamada, América. #DemocraciaEmVertigem de Petra Costa tem meu voto no #Oscar”.

Os ataques da extrema-direita brasileira  acabaram se tornando um “ tiro no pé” (já que gostam muito de armas...). Se Jair Bolsonaro e sua turma chamaram Petra Costa de “militante anti-Brasil”, nessa quarta-feira, o governador do Maranhão, Flavio Dino ( PCdoB), escreveu no Twitter: “Uma grande vitória para o cinema do Brasil termos, mais uma vez, um filme brasileiro selecionado para concorrer ao Oscar. Independentemente do resultado final, tenho orgulho patriótico da capacidade de @petracostal e da sua equipe. Parabéns”.

A ex-presidenta Dilma Rousseff também reagiu aos ataques do governo Bolsonaro a Petra Costa e do jornalista da TV Globo Pedro Bial. Dilma divulgou uma nota com o título “Petra Costa é motivo de orgulho para o Brasil.  A nota começa com Dilma criticando o jornalista da TV Globo Pedro Bial. “Como se não bastasse a grosseria misógina e sexista de Bial contra Petra Costa, ao chamá-la de menina insegura em busca de aprovação dos pais, a candidata brasileira ao Oscar com o filme 'Democracia em Vertigem' foi vítima de intolerável agressão oficial do governo Bolsonaro”. A ex-presidenta segue denunciando a censura e o “brutal desrespeito à liberdade de expressão”. Dilma termina criticando a Secom e reafirmando o orgulho da brasileira Petra Costa. “A Secom usa a máquina pública para incitar ódio contra uma artista. Mas Petra nos enche de orgulho. Por ser mulher, talentosa, representar o país no Oscar e ter feito um filme que desmascara o golpe do impeachment ilegal de 2016 que levou o Brasil ao desastre chamado Bolsonaro”.
 
Artistas e outros políticos também postaram no Twitter repúdio às agressões à cineasta e apoiando Petra. “Fazia muito tempo que eu não via alguém incomodar tanto o establishment global. Parabéns, Petra!!#DemocraciaEmVertigem!!”, escreveu Fernando Haddad. A cantora baiana Daniela Mercury twittou  que “se sente representada e muito orgulhosa da qualidade do trabalho de Petra Costa”.Também pelo Twitter, o ex-presidente Lula lembrou que "a perseguição à cultura é método dessa gestão". E finalizou: "Minha solidariedade a Petra pela coragem em narrar os fatos em tempos de guerra à verdade".

Os fascistas e misóginos não estão conseguindo acompanhar a força da onda de apoio a Petra e ao documentário Democracia Em Vertigem. Nos últimos dias, as hastags #DemocraciaEmVertigem e #SomosTodosPetra alcançaram os trendings topics do Twitter. Até domingo tem mais. Muito mais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »