28/01/2020 às 18h19min - Atualizada em 28/01/2020 às 18h19min

TRUMP QUER FUGIR DO IMPEACHMENT

E INVENTOU UM PLANO DE PAZ... QUE TEM APENAS UM LADO

 
Donald Trump lançou, em 80 páginas, seu "acordo final" pela paz no Oriente Médio, dizendo que seria uma "solução realista de dois estados" que já havia sido acordada por... Israel.
 
"Hoje, Israel dá um grande passo em direção à paz", disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca com o primeiro-ministro... israelense, Benjamin Netanyahu. "Não fui eleito para fazer pequenas coisas ou evitar grandes problemas", acrescentou, em discurso apoiado por muitos aplausos da plateia... israelense!
 
Trump disse que o plano:
  • Estabelece Jerusalém como a capital "indivisa" de... Israel. E como capital palestina... potencial.
  • Reconhece como parte do país os assentamentos... israelenses. Que ficam no território... palestino ocupado.
  • Oferece a possibilidade futura de um Estado palestino que “mais que duplicaria o território palestino”, sem especificar a que território ele estava se referindo.
  • Levar a "1 milhão" de novos empregos para os palestinos e triplicar seu PIB.
 
Netanyahu foi mais longe, dizendo que o plano de Trump reconheceu a soberania... israelense sobre outras grandes áreas do território... palestino e procuraria desarmar completamente o grupo militante Hamas.
 
"É um grande plano para... Israel, é um grande plano para a paz", disse ele. Criticamente, Netanyahu disse que o "status quo" do controle israelense sobre os territórios... palestinos permaneceria em vigor até que um acordo fosse alcançado, o que ele previa que levaria... anos.
Ele acrescentou a Trump: "Você foi o melhor amigo que... Israel já teve na Casa Branca".
Os líderes palestinos, no entanto... estavam ausentes do lançamento. Há muito que eles rejeitam Trump como tendencioso contra eles e rejeitam preventivamente sua proposta.
As autoridades americanas tentaram angariar apoio dos países árabes para o plano, e os embaixadores dos Emirados Árabes Unidos, Bahrain e Omã estiveram presentes na terça-feira. No entanto, representantes da Arábia Saudita, Egito e Jordânia, que foram vitais para os esforços de paz do passado,... não compareceram.
 
No início desta semana, Saeb Erekat, secretário geral da Organização de Libertação da Palestina, disse que era tudo... uma "farsa". O embaixador palestino no Reino Unido, Husam Zomlot, disse que era... "fraude em todos os aspectos".
Trump e o arquiteto-chefe do plano... seu genro, Jared Kushner, atrasaram o lançamento oficial muitas vezes desde que começaram a desenvolvê-lo em 2017.
A liberação agora foi interpretada como uma maneira de distrair o julgamento... de impeachment de Trump e ajudar seu aliado... Netanyahu, que enfrenta... três acusações de corrupção criminal e uma campanha eleitoral incerta em pouco mais de um mês.
O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, disse que o plano tem mais a ver com os problemas legais de Trump e Netanyahu do que com a paz. “Este é um plano para proteger Trump do impeachment e proteger Netanyahu da prisão. Não é um plano de paz no Oriente Médio”, afirmou.
 
 
A administração de Trump se promoveu - especialmente para uma grande parte dos eleitores evangélicos dos EUA que apoiam ardentemente o estado judeu - como o mais... pró-Israel na história do país. Washington já implementou uma série de mudanças históricas na região.
Reverteu décadas de política ao abster-se de endossar a solução de dois estados apoiada internacionalmente. Também reconheceu Jerusalém como capital de Israel, cortou milhões de dólares em ajuda aos palestinos e anunciou que não vê mais os assentamentos israelenses em território ocupado como "inconsistentes com o direito internacional".
 
Uma delegação de líderes dos assentamentos que viajaram com Netanyahu para Washington se queixou de que... os palestinos não deveriam ter permissão para nenhum tipo de país.
O inglês The Guardian entende que Washington, ao divulgar um conjunto detalhado de sugestões que são vistas como extremamente favoráveis ​​aos ultranacionalistas israelenses, pode estar encorajando o governo de direita do país a tomar medidas há muito vistas como tabu.
Horas antes do anúncio, várias instituições de caridade britânicas, incluindo a Assistência Médica aos Palestinos e a Care International UK, divulgaram uma carta conjunta alertando que os direitos dos palestinos estavam em grande perigo.
“Existe um grande risco de que o chamado 'plano de paz', que será lançado em breve, leve à anexação formal das terras palestinas, à ocupação perpétua de Israel e à negação do direito coletivo dos palestinos à autodeterminação”, a carta dizia.
Será que Trump procura favorecer...Israel?
 
Leia também no The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »