15/01/2020 às 09h17min - Atualizada em 15/01/2020 às 09h17min

​ROUHANI DIZ NÃO A TRUMP

NÃO QUER SUBSTITUIR O PACTO NUCLEAR IRANIANO


 
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson voltou a apresentar na terça-feira a ideia de substituir o Plano de Ação Conjunta (JCPOA- Joint Comprehensive Plan of Action), que foi projetado para conter o programa nuclear do Irã, com um novo acordo intermediado pelo presidente dos Estados Unidos. “Donald Trump é um grande negociador", disse Johnson à BBC. "Vamos trabalhar juntos para substituir o JCPOA e conseguir o Acordo de Trump".
O presidente americano deu apoio à ideia, twittando: "O primeiro-ministro do Reino Unido, @BorisJohnson, afirmou: devemos substituir o acordo do Irã pelo acordo de Trump. Eu concordo". Claro que concorda. Certamente já estava tudo combinado entre os dois. Mas Rouhani jogou um balde de água fria no lero-lero de Johnson. Disse:
"Este Sr. Primeiro Ministro em Londres, não sei o que pensa", disse Rouhani em um discurso televisionado. "Ele diz para deixarmos de lado o acordo nuclear e substituir pelo plano de Trump. Mas o caminho certo é voltar ao acordo nuclear".
 
Faz sentido. Os comentários de Rouhani vieram depois que Grã-Bretanha, França e Alemanha desencadearam na terça-feira um processo de mediação com o objetivo de forçar Teerã a voltar ao cumprimento dos limites estabelecidos em seu programa nuclear, ou potencialmente enfrentar a reimposição de sanções internacionais. Os garantidores europeus do acordo nuclear com o Irã corretamente lutam para preservar o pacto desde a decisão unilateral de Trump de se retirar em maio de 2018 e reimpor as sanções americanas ao Irã. Faria mais sentido ainda se tivessem como objetivo chamar Trump de volta, no mínimo para evitar que ele fique assassinando adversários. Afinal, as tensões aumentaram este mês depois que os Estados Unidos mataram o general iraniano Qassem Soleimani. O Irã obviamente retaliou ao lançar ataques de mísseis contra bases militares no Iraque, que abrigavam tropas americanas, e declarando que não cumpriria mais os limites impostos ao seu programa nuclear.

Rouhani disse que o Irã pode voltar ao pleno cumprimento de suas obrigações do JCPOA "assim que as sanções forem levantadas".
Ou seja: é Trump quem impede a harmonia regional. Em vez de substituir o pacto, talvez fosse melhor os americanos substituírem Trump...
 
Leia também na edição europeia do Político.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90