01/10/2019 às 06h44min - Atualizada em 01/10/2019 às 06h44min

​CHINA 70 ANOS

NADA PODE ABALAR A TERRA DO EQUILÍBRIO


Xi Jinping, o presidente chinês, garantiu hoje, dia 1º, terça-feira, no seu discurso de abertura das celebrações do 70º aniversário da China comunista, em Pequim, que nada pode abalar a nação chinesa.

“Nada pode fazer com que os pilares da nossa grande nação sejam abalados. Nada pode impedir que a nação e o povo chineses avancem”, declarou Xi Jinping na porta de Tiananmen, o mesmo local onde Mao Tsé-Tung proclamou a fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949.

Cerca de 15 mil soldados, centenas de tanques, mísseis e aviões de combate na celebração do avanço chinês, desde os tempos de um país devastado pela guerra e a pobreza até se converter na segunda maior economia do mundo.

O evento foi aberto com uma salva de 70 tiros de canhão e o hasteamento da bandeira chinesa.
O Exército Popular de Libertação exibiu suas novas armas, entre elas o DF-41, um míssil balístico intercontinental capaz de atingir qualquer ponto dos Estados Unidos, e o DF-17, um lançador de planadores hipersônicos, e um drone de reconhecimento de alta velocidade e altitude. Helicópteros sobrevoaram a cidade formando o número 70.
Após o desfile militar, outra marcha, com 100.000 pessoas e 70 carros, recordando as conquistas das últimas décadas. 70.000 pombas e 70.000 balões, referentes aos 70 anos do regime.

Em Brasília, o embaixador chinês, Yang Wanming, declarou: “a Revolução chinesa criou um milagre de desenvolvimento".
 
VERMELHO
ISTOÉ


Nota. Há 6 anos, passei 16 dias em Pequim. Inesquecível. (H.G.)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »