11/08/2019 às 09h38min - Atualizada em 11/08/2019 às 09h38min

NEM DIA DOS PAIS NEM DE PAZ NA NORUEGA

ONTEM TEVE ATAQUE TERRORISTA

 
Um homem, de cerca de 20 anos, com identidade ainda não divulgada, abriu fogo contra fiéis em mesquita da periferia de Oslo.
A polícia norueguesa ainda investiga o ataque desse jovem a uma mesquita da cidade de Baerum, na periferia da capital, no sábado (10). Segundo testemunhas, o agressor chegou ao centro islâmico Al-Nour armado e abriu fogo contra fiéis dentro da mesquita, ferindo gravemente uma pessoa.
O agressor - cuja identidade não foi revelada - foi imobilizado por um dos fiéis e preso pela polícia logo depois. As autoridades norueguesas confirmaram neste domingo (11) que o ato foi "uma tentativa de ataque terrorista". E mais não disseram.
 
A mesquita Al-Nour não tinha recebido nenhuma ameaça até hoje. O responsável pelo local, Irfan Mushtaq, declarou que o atirador carregava várias armas, munições, e estava usando um colete à prova de balas e um capacete.
Os investigadores encontraram o corpo de uma jovem, que seria parente do agressor, em uma casa também na cidade de Baerum. "Acreditamos que se trata de uma morte suspeita. A falecida está relacionada ao homem preso pouco antes de hoje", disse o porta-voz da polícia, Rune Skjold. Segundo a polícia, a garota tinha "laços familiares" com o atirador.
 
Sangue nos tapetes
Irfan Mushtaq afirmou que chegou ao local pouco depois de ter sido alertado sobre a presença do homem armado, e depois se dirigiu à parte de trás do edifício à espera da polícia. "Vi cartuchos e sangue nos tapetes. Um de nossos fiéis, que controlou o atirador, estava coberto de sangue", declarou Mushtaq. Segundo ele, o homem que conseguiu imobilizar o atirador tinha 75 anos.
 
O ataque acontece em um período de aumento de violências de supremacistas brancos. Em março deste ano, do outro lado do mundo, na Nova Zelândia, 51 muçulmanos morreram em massacre em duas mesquitas na cidade de Christchurch. O autor do ataque escreveu um manifesto de ódio onde se diz influenciado por ideólogos de extrema-direita, “fascista etnonacionalista”. Que loucura!!!

 
RFI 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90