29/12/2023 às 12h13min - Atualizada em 29/12/2023 às 12h13min

ANO NOVO, NOVO ANO, ANO NOVO, NOVO ANO, ANO...

TUDO VELHO, MAS TUDO NOVO.


 
A Wikipédia define que um novo ano civil é o momento em que ele começa e “um novo calendário anual é iniciado” – ou seja, parece um cachorro tentando morder o rabo...
Mas também define como um dos maiores festivais do mundo, principalmente no mundo ocidental, celebrado por diversas pessoas de todos os países.
 
O ano-novo do calendário gregoriano começa em 1º de janeiro, como era no calendário romano (um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII).
Mas é bom lembrar que existem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta e que calculam a data do ano-novo de forma diferente.
A comemoração ocidental tem origem num decreto do líder romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o "dia do ano-novo", em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões (sensacional!!!). O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para a frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). Os romanos eram politeístas, adoravam vários deuses diferentes, e não existe nenhum relato de que o povo judeu (que viveu nessa mesma época) tenha comemorado o ano-novo, nem há de que os primeiros cristãos tenham feito isso.
 
A ordem dos meses no calendário romano vai de janeiro a dezembro desde o rei Numa Pompilius, em cerca de 700 a.C., de acordo com Plutarco e Macróbio. Foi só recentemente que o dia 1º de janeiro voltou a ser o primeiro dia do ano na cultura ocidental. Até 1751, na Inglaterra e no País de Gales (e em todos os domínios britânicos), o ano-novo começava em 25 de março. A partir daí, o 1º de janeiro tornou-se o primeiro dia do ano. Durante a Idade Média, vários outros dias foram diversas vezes considerados como o início do ano civil (1º de março, 25 de março, 1º de setembro, 25 de dezembro). Em muitos países, como República Checa, Brasil, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido, o 1º de janeiro é um feriado nacional.
 
Com a expansão da cultura ocidental para muitos outros lugares do mundo durante séculos recentes, o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial e a data de 1º de janeiro tornou-se global para se comemorar o ano-novo, mesmo em países com suas próprias celebrações em outros dias (como Israel, China e Irã).
 
Superstições
Existem muitas superstições em torno dessa data. Por exemplo: usar roupa branca, comer sete sementes de romã, comer lentilhas, pular sete ondas no mar, usar lingerie colorida, não comer aves que ciscam para trás, comer doze uvas, etc.
Mas não é superstição parabenizar o editor do D&D por seu aniversário em janeiro...

Leia também na Wikipédia.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »