14/11/2023 às 11h44min - Atualizada em 14/11/2023 às 11h44min

“SERÁ QUE ISRAEL QUER OCUPAR A FAIXA DE GAZA?”

SERÁ QUE AINDA EXISTE ONU?



Foi durante o programa "Conversa com o Presidente" desta terça-feira (14). Lula simplesmente disse: “Os ataques de Israel precisam ser barrados ou esta guerra do jeito que vai não tem fim".  Tem fala mais clara, mais precisa, mais necessária? Tem fala mais contundente contra o genocídio em Gaza? Ele ainda acrescentou que o objetivo de Israel parece ser “ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá”. Lula questionou o papel do Conselho de Segurança da ONU na resolução do conflito, que já deixou quase 12 mil mortos, sendo cerca de 5 mil crianças.

“É preciso que a gente tome outra atitude, que a ONU convoque alguma coisa especial, porque esta guerra, do jeito que vai, não tem fim. Estou percebendo que Israel parece querer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é justo, não é correto. Temos que garantir a criação de um estado palestino para que eles possam viver em paz junto com o povo judeu. Nós do Brasil sempre defendemos a criação de dois estados: um estado judeu e outro palestino”, pontuou.

Lula também condenou o morticínio de crianças graças aos bombardeios israelenses. “Por isso que disse ontem que a atitude de Israel com relação às crianças e mulheres é uma atitude igual ao terrorismo.  Não tem como dizer outra coisa. Se sei que tá cheio de criança naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, não posso matar as crianças para matar o monstro. Tenho que matar o monstro sem matar as crianças. É simples assim”.
E Lula ainda criticou o veto dos Estados Unidos (único país a vetar a resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU). “É incompreensível, não é admissível. Por isso brigamos para mudar a ONU. A ONU de 1945 não vale mais nada em 2023. Por isso que a gente quer mudar a quantidade de pessoas e o funcionamento e acabar com o direito de veto”, acrescentou.

Ele ainda relembrou a chegada dos 32 brasileiros e seus familiares palestinos que estavam em Gaza há 37 dias e que chegaram ao Brasil nesta segunda-feira (3). Segundo Lula, a missão diplomática do Brasil ainda não acabou. 
“Coisas como esta fazem com que a gente fique muito sensível. Agora temos a responsabilidade de ficar procurando mais brasileiros que estão lá ou tentar ver se a gente consegue liberar parentes de brasileiros que estão lá, que querem sair. É o mínimo que podemos fazer. É ser humano no momento que os humanos precisam de humanismo. O Brasil vai continuar brigando pela paz, não é possível, é inadmissível que a gente não tenha uma solução para isso”, concluiu.

Feliz do país, feliz do mundo que tem um Lula!
 
Leia também no Brasil247.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »