22/11/2017 às 14h49min - Atualizada em 22/11/2017 às 14h49min

De tudo um pouco. Daqui e dali.

O Daqui&Dali tem uma proposta bem definida.

Hayle Gadelha - Hayle Gadelha

O Daqui&Dali tem uma proposta bem definida. Dirigir-se às cidades onde a UFF tem campus. São dez, nove aqui no estado do Rio de Janeiro (Niterói, Angra, Campos, Friburgo, Macaé, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda) e um em Oriximiná, em uma aldeia indígena lá no distante Pará. E a UFF tem história. Aparentemente, o que acabou contribuindo para dar início a essa história foram as críticas feitas pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros. Ele sentou o pau nas universidades de Niterói, disse que eram fábricas de diplomas. Os estudantes reagiram. A sociedade fluminense arregaçou as mangas para obter do governo federal a sua universidade. O governador do estado do Rio de Janeiro, Roberto Silveira, com apoio do jornal O Fluminense, mobilizou a sociedade e foi ao então presidente, Juscelino, e ao vice, Jango, convencê-los da criação da então UFERJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Isso se concretizou com a aprovação da Lei 3.848, do deputado federal João Batista de Vasconcellos Torres, em 18 de dezembro de 1960.

 

Pode-se até afirmar que a UFERJ foi conquistada pela opinião pública local, sobretudo pelos estudantes fluminenses, em praça pública. O governador Roberto Silveira, o jornal O Fluminense e outras expressivas lideranças locais, como o então deputado Vasconcellos Torres, desempenharam importante papel.

 

Hoje a UFF é marca de excelência. Em Niterói, por exemplo, tem valor local semelhante ao da própria prefeitura. E sem dúvida é o que dá juventude à cidade. Essa marca se repete por outras localidades onde se instalou. É dessa relação UFF-cidades que o Daqui@Dali se alimenta. E pretende alimentar o seu dia a dia. Seja bem-vindo de lá e de cá, para o Daqui&Dali.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »