19/12/2022 às 10h27min - Atualizada em 19/12/2022 às 10h27min

FICA DE OLHO NO GÁS!

UÉ, ACABOU?


 
Nesta segunda-feira (19), os ministros da Energia da UE (União Europeia) deverão discutir a questão do preço máximo do gás natural.
A iniciativa da UE de estabelecer um teto de preço do gás contradiz as leis dos mercados e levará à sua degradação, disse à Sputnik Yuri Sentyurin, embaixador para missões especiais do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"Pode haver várias ideias loucas em relação a essa questão, claramente estas são medidas que não têm nada a ver com o mercado. São instrumentos contra o mercado. Na minha opinião, tudo isto conduz a consequências tão desagradáveis como a degradação dos mercados, à rejeição, violação do direito internacional", disse o diplomata.
De acordo com ele, essas iniciativas e a sua discussão "desestabilizam os mercados, aumentam a incerteza".
 
A mídia tinha informado que a República Tcheca, que preside o Conselho da UE, tinha proposto aos outros países do bloco reduzir o limite máximo proposto para os preços do gás de 275 euros por megawatt-hora (mWh) para 188 euros por mWh.
Em novembro, a Comissão Europeia desenvolveu um mecanismo temporário para ajustar o mercado de gás, de maneira a conter os fortes aumentos de preço.
Mas o GT (Global Times) entende que o Futuro da Europa 'corre sério risco' devido à dependência dos EUA.
Vladimir Putin, o presidente russo, até comentou que a ideia do Ocidente de limitar os preços dos recursos energéticos da Rússia pode levar Moscou a não fornecer nada ao exterior, se isso for contra seus próprios interesses.
 
Agora corre lá no fogão para ver se o gás acabou...
 
Leia também no Brasil247 e Sputnik Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »