15/06/2022 às 08h53min - Atualizada em 15/06/2022 às 08h53min

ESTADOS UNIDOS VOLTAM A VOAR PARA CUBA.

COMEÇAM AMANHÃ, 16.


 
Trump deve estar indignado. Foi ele que decidiu proibir, em 2019, voos para Cuba, além de outras medidas contra a ilha socialista revolucionária.
 
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos já autorizou a retomada dos voos de/para Cuba que haviam sido proibidos em 2019. A informação foi revelada nessa terça-feira, 14jun, pela agência de notícias cubana Prensa Latina.
 
A companhia cubana de aeroportos e serviços aeroportuários (ECASA - aeroporto Rafael Cabrera Mustelier ou aeroporto Rafael Cabrera é um aeroporto que serve Nueva Gerona, a capital do município especial da Ilha da Juventud, em Cuba) já publicou em seu canal Telegram os horários dos primeiros voos programados nos aeroportos internacionais Abel Santamaría, de Santa Clara, Ignacio Agromonte, de Camaguey, Frank Pais, de Holguín, e Antonio Maceo, de Santiago de Cuba.
 
A flexibilização diz respeito às viagens de pessoas que visitam Cuba por motivos culturais, profissionais, econômicos ou de conferências, mas não para indivíduos com passagens destinadas, por exemplo, para atividades turísticas.
Em maio passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que suspenderia algumas das 243 medidas restritivas adotadas contra Cuba durante o mandato de Trump, e que o mandatário atual manteve após sua posse em janeiro de 2021.
Na ocasião, o governo americano emitiu a ordem a pedido do secretário de Estado, Antony Blinken, que disse que a ação era "em apoio ao povo cubano e aos interesses da política externa dos EUA", principalmente para facilitar os procedimentos de imigração, transferência de dinheiro e voos para a ilha, uma decisão aplaudida por Havana.
Na proibição determinada pelo governo Trump foram mais de 240 medidas coercitivas.
O anúncio do restabelecimento de voos foi feito há um mês, em 16 de maio, quando Biden anunciou também a eliminação dos limites de remessas de mil dólares por trimestre à ilha socialista, medida adotada por Trump. Biden disse ainda que o programa de reunificação familiar que estava suspenso há anos será restabelecido, assim como o aumento dos serviços consulares para facilitar as viagens a Cuba.
 
Havana classificou essas medidas como "positivas, mas de alcance muito limitado”. "A decisão não modifica o bloqueio, a inclusão fraudulenta na lista de países que patrocinam o terrorismo, ou a maioria de medidas coercitivas de pressão máxima de Trump que ainda afetam o povo cubano", declarou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
 
Em 2019 e 2020, Trump endureceu o embargo econômico que os Estados Unidos aplicam a Cuba desde 1962 pensando em forçar uma mudança de regime, revertendo a pequena abertura promovida por Barack Obama (2009-2017).

Leia mais no OperaMundi.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »