01/05/2022 às 17h25min - Atualizada em 01/05/2022 às 17h25min

1º DE MAIO EM CUBA

TRABALHADORES E TRABALHADORAS COMEMORAM



Cuba retomou neste domingo, 1º de maio, as manifestações do Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Um dia sempre especial que volta a ganhar as ruas, após os dois anos da pandemia do Covid-19 – que hoje está sob controle no país.
Desde manhã cedo, milhares de cubanos marcharam nas principais ruas das cidades. As homenagens foram voltadas aos trabalhadores da saúde que atuaram na linha de frente contra o coronavírus.
 
Na capital, Havana, a multidão se concentrou desde as primeiras horas do dia na Praça da Revolução. Estiveram presentes o líder revolucionário Raúl Castro e o Presidente da República, Miguel Díaz-Canel.
Também estiveram presentes médicos e cientistas cubanos que ajudaram a desenvolver as vacinas contra o coronavírus. Atenção: Cuba é o único país latino-americano a desenvolver os seus próprios imunizantes.
 
Os atos trouxeram apelo à paz e à solidariedade entre os povos. Com palavras de ordem e cartazes, houve protesto contra as medidas coercitivas dos Estados Unidos contra Havana.
 
Homenagem a ex-chanceler cubano

Pelo twitter, Díaz-Canel homenageou o político Ricardo Alarcón de Quesada, morto no sábado, 31, por causas não divulgadas. Alarcón foi um militante estudantil contra a ditadura de Fulgencio Batista (que antecedeu o governo popular) e foi ex-chanceler de Cuba na década de 90.
"Foi um grande patriota e brilhante diplomata da revolução cubana, cuja obra defendeu com paixão e argumentos sólidos, deixando nosso povo orgulhoso. Toda Cuba sente sua partida", postou o presidente Díaz-Canel.
 
A Revolução Cubana e o 1º de Maio são duas grandes forças.
 

Leia também no BrasilDeFato.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »