18/04/2022 às 21h34min - Atualizada em 18/04/2022 às 21h34min

35% DE CHANCES DE RECESSÃO NOS EUA.

FED EM MANOBRA DIFÍCIL PARA POUSO SUAVE.

 

O FED (Federal Reserve Board) enfrentará a tarefa difícil (dificílima) de apertar a política monetária o suficiente para esfriar a inflação sem causar recessão nos Estados Unidos (EUA), com as chances de uma contração de cerca de 35% nos próximos dois anos, segundo o Goldman Sachs Group Inc.
 
O principal desafio do FED é reduzir a lacuna entre empregos e trabalhadores e desacelerar o crescimento salarial a um ritmo consistente com sua meta de inflação de 2%, apertando as condições financeiras o suficiente para reduzir as vagas de emprego sem aumentar drasticamente o desemprego (!!!), escreveu o economista-chefe Jan Hatzius em um relatório de pesquisa no domingo. Ou seja, praticamente uma obra de ficção...
 
Alcançar o chamado pouso suave pode ser difícil, porque historicamente grandes declínios nos EUA ocorreram apenas durante recessões. “Pelo valor nominal, esses padrões históricos sugerem que o FED enfrenta um caminho difícil para um pouso suave”, disse Hatzius.
 
Uma recessão não é inevitável porque as normalizações pós-Covid-19 na oferta de mão de obra e nos preços de bens duráveis ​​ajudarão o FED, disse Hatzius. Há mais exemplos de outros países do Grupo das 10 economias avançadas - um grupo que também inclui Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Suécia, Suíça e Reino Unido - que conseguiram o pouso suave, ele disse.
 
Onze dos 14 ciclos de aperto nos EUA desde a Segunda Guerra Mundial foram seguidos por uma recessão em dois anos, mas apenas oito deles podem ser parcialmente atribuídos ao aperto do FED – e pousos suaves ou “suaves” têm sido mais comuns mais recentemente, disse Hatzio. Ele projetou as chances de uma recessão nos próximos 12 meses em cerca de 15%. Como assim? Por que tudo isso, se a grande chance é de que não haja recessão?
 
Economistas recentemente viram crescentes chances de uma recessão nos EUA, com 27,5% esperando uma contração em uma pesquisa da Bloomberg na primeira semana de abril, acima dos 20% do mês anterior. Eles esperam que o índice de preços ao consumidor tenha uma média de 5,7% nos últimos três meses do ano, acima da estimativa anterior de 4,5%.
 
É interessante lembrar que nos documentários “Zeitgeist, the Movie” e “Zeitgeist: Addendum” são feitas críticas ao FED, apontando que não se trata, de fato, de uma instituição federal, mas privada, que teria provocado a Grande Depressão de 1929 assim como a crise financeira de 2007.
 
Machen Sie sich besser bereit für die nächste "Landung" ...
(É melhor todo mundo se preparar para o próximo ‘pouso’...)

Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90