07/04/2022 às 07h13min - Atualizada em 07/04/2022 às 07h13min

O RUBLO DE PUTIN FICOU MAIS FORTE.

ESTÁ EM ALTA HÁ 6 SEMANAS.


 
O rublo russo se valorizou para 76 rublos em relação ao dólar americano e 82 em relação ao euro nesta quinta-feira, atingindo seus níveis mais fortes em relação às principais moedas desde 23 de fevereiro.
 
Depois que a Rússia lançou a operação militar especial na Ucrânia, o rublo caiu para mínimos históricos, e os Estados Unidos e aliados impuseram sanções sem precedentes contra o sistema financeiro do país. Em 7 de março, a moeda russa caiu para 150 rublos por dólar.
 
O rublo despencou em 24 de fevereiro, imediatamente após o início da operação militar, quando as penalidades internacionais atingiram sua moeda livremente negociada. Os países ocidentais congelaram as reservas estrangeiras de Moscou, tornando difícil para o Banco da Rússia apoiar o rublo vendendo moedas estrangeiras.
 
O governo russo tomou medidas para estabilizar a economia atingida pelas sanções, ajudando a moeda a se recuperar dos níveis recordes de baixa. O banco central introduziu controles de capital imediatos, incluindo a proibição de estrangeiros venderem ativos russos, bem como vendas obrigatórias de moeda forte por exportadores.
 
A moeda russa recebeu outro impulso depois que Putin anunciou em março que “países hostis” que impuseram sanções contra Moscou agora devem pagar pelo gás natural russo apenas em rublos. A demanda recebeu uma resposta negativa da UE (União Europeia), mas a Hungria e a Eslováquia afirmaram estar dispostas a aceitar a nova forma de pagamento. Moscou também indicou que, no futuro, todas as commodities russas terão que ser pagas em rublos.
 
Outro fator a favor do rublo teria sido o anúncio do Banco da Rússia, em 25 de março, de que o regulador está retomando as compras de ouro a um preço fixo de 5.000 rublos (US$ 52 na época) por 1 grama entre 28 de março e 30 de junho. Isso efetivamente vincula o rublo ao ouro e, como o ouro é negociado em dólares americanos, isso estabelece um preço mínimo para o rublo em termos de dólar, estabelecendo uma nova taxa de câmbio entre as duas moedas mais próxima dos níveis vistos na quinta-feira.
 
Quando se trata de dólar e ouro, sempre há um jeitinho...
 
Leia também em RT e Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »