01/04/2022 às 07h17min - Atualizada em 01/04/2022 às 07h17min

NÃO É 1º DE ABRIL.

A PARTIR DE HOJE, GÁS RUSSO TEM QUE SER EM RUBLO.



Você é europeu e quer comprar gás russo? Deve começar nesta sexta-feira, 1º de abril, a pagar em rublos para adquirir o produto. E os franceses não devem imaginar que é ‘Poisson d’Avril’, o ‘dia da brincadeira’. O presidente russo, Vladimir Putin, jogou uma de suas maiores cartadas na quinta-feira, exigindo que os compradores europeus de energia comecem a pagar em rublos a partir desta sexta-feira sob pena de suspensão dos contratos existentes.
 
Obviamente, a União Europeia deverá dar o troco. Mas a Rússia responderá às sanções, disse um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira.
"As ações da UE não ficarão sem resposta... as sanções irresponsáveis ​​de Bruxelas já estão afetando negativamente a vida cotidiana dos europeus comuns", disse Nikolai Kobrinets à agência de notícias RIA Novost.
 
Os governos europeus rejeitaram o ultimato de Putin, disseram que era "chantagem". Pode ser. Mas eles não podem esquecer que esse confronto energético terá enorme impacto para a Europa. As autoridades americanas fazem grande pressão sobre a Rússia, para obrigá-la a parar a guerra na Ucrânia. Mas, até agora, tudo inútil.
 
A Agência Internacional de Energia realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira para discutir uma nova liberação de reservas estratégicas de petróleo, juntamente com um plano americano de bombear suprimentos a partir de maio para esfriar os preços do petróleo que subiram mais de 30% este ano, em grande parte como resultado da guerra na Ucrânia.
A guerra também ameaça afetar o abastecimento global de alimentos. Um funcionário do governo dos Estados Unidos compartilhou imagens para demonstrar os danos às instalações de armazenamento de grãos na Ucrânia, um grande exportador de grãos.
 
É melhor torcer que seja tudo 1º de Abril...
 
Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »