28/03/2022 às 07h27min - Atualizada em 28/03/2022 às 07h27min

“AS REFORMAS NEOLIBERAIS FRACASSARAM NO BRASIL”

É O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL QUE RECONHECE...


 
Nada como um dólar depois dos outros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (obviamente neto do Roberto Campos avô...), disse que o Brasil precisa discutir de forma mais profunda a questão do crescimento. "A pergunta de US$ 1 milhão é o que o Brasil precisa fazer para ter um crescimento estrutural de longo prazo", afirmou durante participação no programa Canal Livre, da BandNews.
 
Como assim, presidente? Cadê aquele crescimento previsto? Ninguém sabe o que fazer?
 
Campos Neto lembrou que, há cerca de uma década, pesquisas do Banco Central, com base em análises de economistas do mercado financeiro, apontavam que o crescimento do Brasil a longo prazo oscilava entre uma média de 2% e 2,5% ao ano, uma taxa baixa para um país emergente como o Brasil. Agora, essa projeção de crescimento é mais baixa ainda. Fica entre 1% e 1,5%.
 
Como isso pôde acontecer, presidente?
 
"Quando enumeravam as razões apontadas para o baixo crescimento, lá em 2014, vinha que precisávamos de reforma da Previdência, tributária, trabalhista, uma lei de eficiência econômica, outra para o mercado de gás, precisávamos de infraestrutura." afirmou Campos Neto.
"Se eu fizer uma lista de 20 de itens de que precisávamos e for ver o que foi feito, temos que boa parte da lista foi endereçada. A projeção tinha que melhorar, subir, mas caiu."
 
Inacreditável. Tinha que subir, mas caiu...
 
Na avaliação de Campos Neto, alguns fatores contribuem para isso. O fato de o Brasil crescer pouco por muito tempo pode contaminar expectativas futuras. Não ter muito claro o ganho institucional que se quer com as reformas seria outo problema. "Eu não tenho uma resposta, mas essa é uma área que a gente precisa trabalhar bastante", afirmou.
 
E por que não trabalhou bastante esse tempo todo?
 
Para este ano, a média das expectativas do mercado é de um crescimento de 0,5% para o PIB (Produto Interno Bruto). Campos Neto lembra que os bancos começaram a avaliar uma revisão, para elevar a projeção, quando veio o choque da guerra da Ucrânia, trazendo novas incertezas.
"A gente ainda tem a expectativa de um crescimento de 1%", afirmou.
"Alguns elementos apontam que o crescimento pode ser um pouco mais alto neste ano."
 
Ufa!!! Que bom!!! Mas será que dá para acreditar? É bom lembrar que faltam 4 dias para o 1º
 de abril...
 
Vale reler o Daqui&Dali de 4/10/2021, que tem como título
BIDEN VAI TAXAR OS SUPER-RICOS
PAULO GUEDES E ROBERTO CAMPOS NETO ENTRE ELES
 
Clique aqui.



Leia também na Folha e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90