16/03/2022 às 07h04min - Atualizada em 16/03/2022 às 07h04min

CADÊ O DÓLAR QUE ESTAVA AQUI?

O YUAN COMEU...


 
Realmente, trata-se de uma guinada histórica. Imagina só: a Arábia Saudita deve fechar venda de petróleo para a China... em yuan!
Com essas vendas, o prestígio da moeda chinesa pode aumentar e a hegemonia do dólar pode reduzir. É o petroyuan ganhando o mundo!
 
A negociações entre Riad e Pequim estão intensas. A iniciativa poderá reduzir a hegemonia do dólar sobre o mercado global de petróleo e marcar mais uma guinada do maior exportador mundial de petróleo em direção à Ásia, é o que aponta reportagem de Summer Said e Stephen Kalin, na Dow Jones, publicada pelo Valor Econômico.
 
"A China compra mais de 25% do petróleo exportado pela Arábia Saudita. Se o produto for negociado em yuans, essas vendas aumentarão o prestígio da moeda chinesa. Os sauditas também estudam incluir contratos futuros denominados em yuans, conhecidos como petroyuans, no modelo de fixação de preços da estatal Saudi Arabian Oil Co, conhecida como Aramco", escrevem ainda os jornalistas.
"Para a Arábia Saudita, fixar parte de sua exportação de 6,2 milhões de barris/dia em qualquer outra moeda que não dólares representaria uma mudança profunda. A maior parte das vendas globais de petróleo - cerca de 80% - é realizada em dólares, e os sauditas negociam petróleo exclusivamente em dólares desde 1974, por meio de um acordo com o governo Richard Nixon que incluiu garantias de segurança para o país", acrescentam.
 
Pois é. O ‘Império do Meio’ está indo pra ponta...
 
Leia também no Brasil247 e no twitter de Pepe Escobar.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90