04/03/2022 às 16h13min - Atualizada em 04/03/2022 às 16h13min

ESTADOS UNIDOS RECONHECERÃO TAIWAN?

VÃO ENFRENTAR A IRA CHINESA?


 
O ex-secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse nesta sexta-feira, 4, que os Estados Unidos devem reconhecer formalmente Taiwan como um país. Foi durante um discurso em Taipei, recebendo uma severa repreensão da China por seu "balbucio sem sentido".
 
"O governo dos Estados Unidos deve tomar imediatamente as medidas necessárias e há muito esperadas para fazer a coisa certa e óbvia: oferecer à República da China, Taiwan, o reconhecimento diplomático da América como um país livre e soberano", disse Pompeo em discurso organizado por uma think-tank de Taiwan.
 
Washington encerrou as relações diplomáticas formais com Taiwan em 1979, quando reconheceu a República Popular da China. Mesmo que o nome oficial de Taiwan seja República da China, os políticos costumam adicionar "Taiwan" em seus comentários públicos.
"Enquanto os Estados Unidos devem continuar a se envolver com a República Popular da China como um governo soberano, o reconhecimento diplomático dos 23 milhões de pessoas taiwanesas que amam a liberdade e seu governo legal democraticamente eleito não pode mais ser ignorado, evitado ou tratado como secundário", disse Pompeo.
 
Os comentários de Pompeo cruzam uma linha vermelha sensível para a China, que reivindica Taiwan como seu próprio território e nunca renunciou ao uso da força para colocá-la sob controle chinês.
"Pompeo é um ex-político cuja credibilidade está falida há muito tempo. O disparate de tal pessoa não terá sucesso", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.
 
A China considera Taiwan como a questão mais importante e sensível em suas relações com Washington. Chegou a impor sanções a Pompeo quando ele deixou o cargo no final da presidência de Trump no ano passado, irritada por suas repetidas críticas ao país – especialmente ao Partido Comunista – e ao apoio a Taiwan, que é reivindicada pelos chineses.
Pompeo se encontrou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na quinta-feira, 3, que lhe concedeu honra presidencial.
 
A China impôs sanções por "mentir e enganar" (說謊和欺騙) a Pompeo e 27 outros altos funcionários da era Trump quando o presidente Joe Biden assumiu o cargo em janeiro de 2021.
O governo Donald Trump deu forte apoio a Taiwan, apesar da falta de laços diplomáticos formais, incluindo vendas de armas de alto nível e visitas de altos funcionários dos EUA a Taipei.
A China intensificou sua pressão militar e diplomática contra Taiwan nos últimos dois anos, buscando forçar a ilha a aceitar sua soberania.
O governo democraticamente eleito de Taiwan diz que quer a paz, mas se defenderá se for atacado, e que apenas o povo da ilha tem o direito de decidir seu futuro.
 
Pompeo disse que após a "aquisição brutalmente bem-sucedida de Hong Kong por Pequim", o presidente chinês Xi Jinping se sente mais poderoso e "não ficará satisfeito em parar em Hong Kong".
"Assumir Taiwan, uma missão necessária, não é apenas aumentar a afirmação egomaníaca de grandeza de Xi, mas também solidificá-la", disse Pompeo.
 
Alguém já viu um chinês irado? Ninguém tem tempo de ver...
 
Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »