26/01/2022 às 14h47min - Atualizada em 26/01/2022 às 14h47min

LUA, Ó LUA, QUEREM TE PASSAR PRA TRÁS.

TEM UM FOGUETE QUE VAI BATER EM VOCÊ...


 
Um pedaço do foguete Falcon 9, da Space X, está em rota de colisão com a Lua e provavelmente colidirá em março, dizem observadores que rastreiam lixo espacial.
O "booster", parte do foguete que fornece uma explosão de energia para tirá-lo do chão, foi lançado em 2015 e está à deriva no espaço há sete anos.
 
Segundo reportagem da Business Insider, o primeiro especialista a relatar o problema foi Bill Gray, que desenvolve softwares para rastrear objetos próximos da Terra, como asteroides, planetas menores e cometas. Gray disse que esse é o "primeiro caso não intencional" de um objeto humano atingindo a Lua. Ele estima que o booster alcançará a Lua em 4 de março, conforme outra reportagem, do The Guardian.
 
O astrônomo de Harvard Jonathan McDowell afirmou que não há motivo para pânico – deve achar que isso é coisa de lunático. Ao contrário da Terra, a Lua não tem uma atmosfera espessa para queimar os objetos que chegam. Por isso, o lixo espacial que colide com a Lua tende a causar apenas impacto em sua superfície. Isso explicaria, por exemplo, o grande número de crateras no satélite.
 
Os boosters são uma parte cara do foguete e, desde o final de 2015, a SpaceX devolveu com sucesso esses módulos à Terra com o objetivo de reutilizá-los. Mas esse, particularmente, teria perdido muito combustível após o lançamento e não conseguiu voltar. Ele tem flutuado entre a Terra e as gravidades da Lua desde então.
 
O local exato que o foguete atingirá permanece incerto. A SpaceX, do bilionário Elon Musk, ainda não se manifestou sobre o assunto.
 
Na dúvida, talvez seja o caso de colocar um capacete...
Ou cantar com Angela Maria:
Lua, oh lua
Querem te passar pra trás
Lua, oh lua
Querem te roubar a paz

 
Leia também na Época e no Brasil247.
 
Letra da música de Angela Maria.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »