18/01/2022 às 16h09min - Atualizada em 18/01/2022 às 16h09min

EI, VOCÊ AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ...

BRASIL BATEU RECORDE DE ENDIVIDADOS EM 2021


Vivemos o Brasil de Bolsonaro, a economia de Bolsonaro, a sua incapacidade de tirar o Brasil do buraco. Mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas! Pegue 10 famílias... 7 estão endividadas! É o maior nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 11 anos, segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta terça, 18, pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
 
O último ano teria apresentado recorde de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o índice máximo histórico de 76,3% do total de famílias. Segundo a CNC, as famílias recorreram mais ao crédito para sustentar o consumo.
 
Por faixa de renda, o endividamento médio das famílias com até 10 salários mínimos mensais aumentou 4,3 pontos percentuais, chegando a 72,1% do total. Na faixa de renda superior, acima de 10 salários mínimos, o indicador aumentou ainda mais, 5,8 p.p., e fechou em 66%.
 
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que, entre as famílias com rendimentos acima de 10 salários mínimos, a demanda represada, em especial pelo consumo de serviços, fez o endividamento aumentar ainda mais expressivamente, em especial no cartão de crédito.
 
“O processo de imunização da população possibilitou a flexibilização da pandemia, refletindo no aumento da circulação de pessoas nas áreas comerciais ao longo do ano, o que respondeu à retomada do consumo, principalmente de serviços”, disse Tadros, em nota.
 
Comparando com 2020, das cinco regiões do país, apenas o Centro-Oeste apresentou queda do índice, 0,3 %. O Norte registrou estabilidade, e o Sudeste se destacou com aumento de 5,9%, seguido pelo Sul (+5,5%) e o Nordeste (+4,5%). Considerando o total de endividados, o Sul Maravilha contou com o maior percentual, aproximando-se de 82%.
 
Inadimplência
Mas existe uma boa notícia. Ao contrário dos indicadores de endividamento, no último ano, os números de inadimplência apresentaram queda! De acordo com a pesquisa, o percentual médio de famílias com contas e/ou dívidas em atraso diminuiu 0,3 p.p. na comparação com 2020, chegando a 25,2%. Ufa! Que bom saber disso...
 
2021 teve início em patamar superior comparado com o fim do ano anterior. O percentual mensal de inadimplência teve redução até maio, mas passou a apresentar tendência de alta desde então, alcançando 26,2% em dezembro e ficando acima da média anual.
 
“O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas e/ou dívidas em atraso e que, portanto, devem permanecer inadimplentes também contou com uma redução na comparação com 2020, 0,6%, totalizando 10,5% dos lares no país. Os números indicam que essa parcela de consumidores apresentou movimentos diferentes ao longo do ano. Enquanto, no primeiro semestre, o indicador de inadimplência recorrente oscilou entre baixa e alta, a partir de julho passou a registrar tendência de queda, encerrando o ano em 10% do total de famílias, abaixo da média anual”, afirmou a CNC.
 
Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, os números indicam que, ainda que em condições financeiras mais acirradas, os consumidores conseguiram quitar os compromissos financeiros e evitaram incremento da inadimplência até o fim do terceiro trimestre. Nos últimos três meses do ano, no entanto, o indicador de contas em atraso aumentou, já indicando tendência de alta para o início de 2022.
 
“Os consumidores seguirão enfrentando os mesmos desafios financeiros da segunda metade de 2021, principalmente inflação, juros elevados e mercado de trabalho formal ainda frágil. Soma-se a isso o vencimento de despesas típicas do primeiro trimestre, que deverá apertar ainda mais os orçamentos domésticos neste período”, disse Izis.
 
É melhor todos nós cantarmos a música.
 
Me Dá Um Dinheiro Aí
Ivan Ferreira e/ou Moacyr Franco
 
Hei! Você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí
 
(Hei! Você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí)
 
Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver
A grande confusão
 
Que vou fazer
Bebendo até cair
Me dá, me dá, me dá (oi)
Me dá um dinheiro aí
 
Veja também Brasil247 e Letras.
Vídeo aqui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90