16/11/2021 às 09h25min - Atualizada em 16/11/2021 às 09h25min

NASA SÓ VOLTA À LUA EM 2025.

SERÁ QUE A CHINA CHEGA ANTES?

 
A NASA adiou o retorno dos astronautas à Lua pelo menos até 2025, perdendo o prazo estabelecido pelo governo Trump. O objetivo era realizar em 2024 – depois de meio século, desde o primeiro pouso de astronautas na lua.
Mas o administrador da NASA, Bill Nelson, disse nesta terça-feira, 16, que o Congresso não havia fornecido dinheiro suficiente para desenvolver um sistema de aterrissagem para seu programa lunar Artemis e mais dinheiro era necessário para sua cápsula Orion. Além disso, uma contestação legal da empresa de foguetes de Jeff Bezos, Blue Origin, paralisou o trabalho por meses no sistema de pouso lunar da Starship em desenvolvimento pela SpaceX de Elon Musk.
 
As autoridades disseram que a tecnologia para novos trajes espaciais também precisa ser acelerada antes que os astronautas possam retornar à lua.
 
A NASA ainda tem como meta em fevereiro próximo o primeiro voo de teste de seu foguete lunar, o Sistema de Lançamento Espacial, ou SLS, com uma cápsula Orion. Ninguém estará a bordo.
Em vez disso, os astronautas vão se preparar para o segundo voo Artemis, voando além da lua (mas não pousando) em 2024. Isso permitiria o pouso na lua em 2025, de acordo com Nelson.
“O sistema de pouso humano é uma parte crucial de nosso trabalho para levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície lunar, e estamos nos preparando para ir”, disse Nelson aos repórteres. “A NASA está empenhada em ajudar a restaurar a posição da América no mundo.” Ele destacou o ambicioso e agressivo programa espacial da China e avisou que ela poderia ultrapassar os EUA na exploração lunar.
 
O último pouso de astronautas da NASA na lua ocorreu durante a Apollo 17 em 1972. Ao todo, 12 homens exploraram a superfície lunar. Será que mudou muito de lá para cá?
 
Durante uma reunião do Conselho Nacional do Espaço em 2019, o ex-vice-presidente Mike Pence pediu que os astronautas pousassem na Lua dentro de cinco anos “por qualquer meio necessário”. A NASA estava pretendendo um pouso em 2028, e antecipá-lo em quatro anos era considerado na época excessivamente ambicioso, senão improvável.
O Congresso precisará aumentar o financiamento, começando com o orçamento de 2023, para que a NASA tenha empresas privadas competindo pelos planejados 10 ou mais pousos de astronautas na lua, disse Nelson.
 
A NASA também está solicitando um orçamento maior para suas cápsulas Orion, de US $ 6,7 bilhões a US $ 9,3 bilhões, citando atrasos durante a pandemia de coronavírus e danos causados ​​pela tempestade nas instalações de montagem Michoud da Nasa em Nova Orleans, o principal local de fabricação de SLS e Orion. Os custos de desenvolvimento do foguete durante o primeiro voo da Artemis no ano que vem são de US $ 11 bilhões.
 
A vice-presidente, Kamala Harris, convocará sua primeira reunião do Conselho Espacial Nacional, como sua presidente, em 1º de dezembro. Nelson disse que a atualizou sobre a programação e os custos mais recentes durante a visita ao Goddard Space Flight Center de Maryland na sexta-feira.
 
Alô, lunáticos – brevemente, a lua será toda de vocês. Boa ‘viagem’...
 
Leia também no The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »