25/09/2021 às 07h50min - Atualizada em 25/09/2021 às 07h50min

BIDEN CONTRA CHINA E RÚSSIA

CONVENCEU A AUSTRÁLIA, A ÍNDIA E O JAPÃO


O complexo militar-industrial é um conceito normalmente usado para se referir ao relacionamento político entre as forças armadas de um governo nacional e a indústria, a fim de obter para o setor privado a aprovação política para pesquisa, desenvolvimento e produção, assim como o apoio para treinos militares, armas, equipamentos e instalações com a defesa nacional e a segurança política. É um tipo de triângulo de ferro. É um termo usado na maioria das vezes para se referir aos Estados Unidos, onde se popularizou após o seu uso pelo presidente Dwight D. Eisenhower, em seu discurso de despedida.
Naturalmente, esse complexo está pedindo compensação pela fuga vergonhosa que os Estados Unidos de Biden realizaram recentemente no Afeganistão. E agiram rápido. Acabaram de criar o QUAD (a partir da palavra ‘quadrangular’), unindo Austrália, Índia, Estados Unidos e Japão) – países vizinhos adivinha de quem? Isso mesmo, China e Rússia.

A primeira cúpula presencial do Quad, realizada na sexta-feira, 24, marcou o último esforço de Biden para tentar cimentar a liderança dos EUA na Ásia de uma China em ascensão.
Para disfarçar um pouco, reunidos na sala cerimonial leste da Casa Branca, os quatro líderes discutiram sua campanha de vacinas da Covid, infraestrutura regional, mudança climática e segurança das cadeias de suprimento para os semicondutores vitais usados ​​na tecnologia de computadores. A China nem foi mencionada – porque não precisava...
“Nós, democracias liberais, acreditamos na ordem mundial que favorece a liberdade e acreditamos em um Indo-Pacífico livre e aberto, porque sabemos que é isso que proporciona uma região forte, estável e próspera”, disse o primeiro-ministro australiano Scott Morrison no início do encontro.

 “Livre e aberto” tornou-se um código para expressar a preocupação das grandes potências regionais com o aumento da presença econômica, diplomática e militar chinesa - incluindo possíveis ameaças a rotas marítimas internacionais vitais.
“Este evento demonstra a forte solidariedade entre nossas quatro nações e nosso compromisso inabalável com a visão comum de um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, saudou os “valores democráticos compartilhados” de seus países.

Biden, que sempre fala sobre as democracias que precisam provar sua capacidade em uma era de poderosas autocracias na Rússia e na China, disse ao Quad que eles estavam na linha de frente.
“Somos quatro grandes democracias com uma longa história de cooperação. Sabemos como fazer e estamos à altura do desafio”, disse ele. Bull-shit.

A reunião do Quad representou mais um passo para reviver o foco dos EUA nos esforços diplomáticos, após sua dramática saída da guerra de 20 anos no Afeganistão.
E dos três grupos regionais que Washington lidera em seu jogo de xadrez estratégico para gerenciar a ascensão da China, o Quad é deliberadamente o mais aberto.
Os outros dois são a aliança de compartilhamento de inteligência Five Eyes (formada pela Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos) e a mais nova chegada do bloco AUKUS (Austrália, Reino Unido, Estados Unidos), que seria um projeto para a Austrália adquirir submarinos com propulsão nuclear usando tecnologia americana e britânica. Embora leve anos para que a marinha australiana realmente consiga os navios, seu lançamento irritou a China e até a França, que viu seu contrato negociado anteriormente para a venda de submarinos convencionais australianos ser rejeitado.
 
Com o tumulto em torno do plano de submarinos nucleares australianos apenas diminuindo, as autoridades e líderes fizeram questão de enfatizar que não há componente militar no Quad.
“Esta não é uma aliança militar. É um agrupamento informal de estados democráticos”, disse um alto funcionário do governo dos Estados Unidos. “Acho que as preocupações foram dissipadas e acredito que, em um nível geral, esta iniciativa é bem-vinda em toda a região.”
Morrison, falando aos repórteres, chamou o Quad de uma “iniciativa muito prática”. Mas - mesmo sem mencionar a China diretamente - ele fez uma declaração direta sobre os membros do Quad estarem prontos para enfrentar "qualquer pressão que vier sobre qualquer um de nós".
“Queremos essa oportunidade para todos os países do Indo-Pacífico”, disse. “Eles valorizam sua soberania. Eles valorizam sua independência, e isso deve ser um projeto compartilhado.”

Em outras palavras: viva a ampliação do mercado de armas...
 
Leia também no The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »