03/07/2021 às 08h40min - Atualizada em 03/07/2021 às 08h40min

​EXÉRCITO UCRANIANO DE SALTO ALTO

SÃO AS MULHERES-SOLDADAS


A Ucrânia está se preparando para realizar uma parada militar no mês que vem para marcar os 30 anos de sua independência da antiga União Soviética e – adivinha! – o Ministério da Defesa divulgou nessa sexta-feira, dia 2, fotos de mulheres-soldados com roupas caseiras marchando com sapatos de salto alto.

“Hoje, pela primeira vez, o treinamento é realizado com sapatos de salto”, disse a cadete Ivanna Medvid, citada pelo site de informações do ministério da Defesa ArmiaInform.
“É um pouco mais difícil do que com as botas do exército, mas estamos tentando”, acrescentou Medvid em comentários divulgados na quinta-feira, dia 1º.

Vários legisladores ucranianos metidos a engraçadinhos, próximos ao ex-presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, apareceram no parlamento com sapatos alto e incentivaram o ministro da Defesa a usar salto alto para o desfile.
“É difícil imaginar uma ideia mais idiota e prejudicial”, disse Inna Sovsun, membro do partido Golos, apontando os riscos à saúde.
Ela também disse que as mulheres soldados da Ucrânia - assim como os homens - estavam arriscando suas vidas e "não mereciam ser ridicularizadas".

A Ucrânia tem lutado contra os separatistas apoiados pela Rússia no leste industrial do país, em um conflito que já matou mais de 13.000 pessoas desde 2014.
Olena Kondratyuk, vice-presidente do parlamento, disse que as autoridades deveriam se desculpar publicamente por “humilhar” as mulheres . Kondratyuk disse que mais de 13.500 mulheres lutaram no conflito atual.
Mais de 31.000 mulheres agora servem nas forças armadas ucranianas, sendo que mais de 4.000 são oficiais.

A escolha do calçado, naturalmente, gerou uma onda de críticas nas redes sociais e no parlamento, e levou a acusações de que as mulheres soldados tinham sido sexualizadas.
“A história de um desfile de salto é uma verdadeira vergonha”, disse o comentarista Vitaly Portnikov no Facebook, argumentando que algumas autoridades ucranianas tinham uma mentalidade “medieval”.
Outra comentarista, Maria Shapranova, acusou o ministério da defesa de “sexismo e misoginia”.
“O salto alto é uma zombaria das mulheres imposto pela indústria da beleza”, escreveu ela.

Será que os homens ucranianos vão querer entrar na moda?

Leia também em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90