20/04/2021 às 08h46min - Atualizada em 20/04/2021 às 08h46min

BIDEN X PUTIN

GUERRA FRIA REQUENTADA?

 
Relações tensas entre os Estados Unidos de Biden e a Rússia de Putin. O embaixador americano John Sullivan foi chamado a Washington. O embaixador russo Anatoly Antonov já voltou a Moscou para “consultas” em março... Parece coisa de criança, mas, infelizmente tem que ser levado muito a sério.
Sullivan disse que retornará aos Estados Unidos para consultas, mas de fato recebeu “recomendação” do governo russo para deixar o país durante o que disse ser uma “situação extremamente tensa”.
 
Washington e Moscou anunciaram recentemente novas sanções, com uma ação militar russa perto da Ucrânia e preocupações (!) americanas com a saúde do líder da oposição Alexei Navalny durante a detenção.
 
“Acredito que seja importante para mim falar diretamente com meus novos colegas no governo Biden em Washington sobre o atual estado das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Rússia”, disse Sullivan em um comunicado típico, na terça-feira.
“Além disso, não vejo minha família há mais de um ano, e esse é outro motivo importante para eu voltar para casa para uma visita (Ok, faz de conta que o mundo acredita...). Voltarei a Moscou nas próximas semanas, antes de qualquer reunião entre os presidentes Biden e Putin.”
 
Biden e Putin discutiram uma possível cúpula na semana passada, mas o Kremlin disse que levaria tempo para se organizar e seria "impossível" realizá-la nas próximas semanas. (outra declaração inacreditável!)
A Rússia chamou o seu embaixador, Anatoly Antonov, para consultas em março, depois que Biden concordou com um jornalista de TV que Putin era "um assassino" e que ele "pagaria um preço" por sua interferência nas eleições de 2020. (uma declaração tão simpática... parece que está apenas lançando uma bomba atômica...)
 
Na semana passada, Biden mandou expulsar 10 diplomatas russos e anunciou sanções amplas pela suposta interferência russa nas eleições americanas e seu papel no “Solar Winds supply chain hack”. Foi a maior expulsão de diplomatas russos desde os envenenamentos de Salisbury em 2018.
A Rússia respondeu com a expulsão de 10 diplomatas americanos e mirou as operações da embaixada americana, recomendando que o embaixador americano também deixasse o país.
O último embaixador a ser expulso foi George F. Kennan, que foi declarado persona non grata pela União Soviética, sob Stalin, em 1952.
 
Ou seja, é tudo que o mundo sonha ter para substituir as preocupações com a pandemia...
 
Leia também em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »