19/02/2021 às 08h19min - Atualizada em 19/02/2021 às 08h19min

NASA BUSCA ÁGUA EM MARTE

E FALTA ÁGUA NO TEXAS...

 
É o nonsense dos novos tempos. Milhões de texanos lutam por água potável após uma tempestade mortal de inverno. Registros e infraestruturas danificados, além dos canos congelados, interrompendo serviços e contaminando suprimentos para 13 milhões de pessoas.
Tempestades de inverno que devastaram o estado causaram o rompimento de encanamentos, danificando estações de tratamento, interrompendo os serviços e contaminando o abastecimento.
 
As autoridades do Texas ordenaram que 7 milhões de pessoas - um quarto da população do segundo maior estado do país - fervessem água da torneira antes de bebê-la. O que lembra as antigas secas que tomavam conta praticamente do Brasil inteiro...
Apesar do governador, Greg Abbott, ter dito na tarde de quinta-feira, 18, que todas as usinas de geração de energia no estado estavam de volta ao ar, centenas de milhares de casas ainda permanecem sem energia por causa de linhas interrompidas e outros problemas após uma violenta tempestade de inverno e ondas de frio. São milhões de texanos que ainda têm interrupções nos serviços de água. Hospitais em Austin e Houston estão entre os que lutam contra a interrupção do abastecimento de água.
 
Enquanto isso, no ambiente Nasa, na Flórida, havia imensa comemoração: a sua equipe tinha acabado de confirmar o pouso tranquilo da Perseverance (Perseverança).  
O local de pouso foi escolhido por sua promessa de preservação de sinais de vida: já foi o lar de um antigo lago e delta de rio que pode ter coletado e soterrado micróbios e prendido em rochas.


Além da Nasa, as missões dos Emirados Árabes Unidos e da China a Marte também começaram a tomar o rumo marciano no ano passado. Em 2023, a Agência Espacial Europeia deverá pousar em Marte seu rover Rosalind Franklin, que carregará uma broca capaz de atingir metros abaixo da superfície, onde biomoléculas podem sobreviver protegidas das condições adversas da superfície.

Schwenzer disse que se indícios de vida fossem descobertos em Marte - e havia uma enorme responsabilidade para os cientistas com certeza - “seria a descoberta mais emocionante desde a descoberta de que a Terra não é plana”.



Além da Nasa, as missões dos Emirados Árabes Unidos e da China também miram Marte desde o ano passado. Em 2023, a Agência Espacial Europeia deverá pousar em Marte seu rover Rosalind Franklin, que carregará uma broca capaz de atingir metros abaixo da superfície, onde biomoléculas podem sobreviver protegidas das condições adversas encontradas na superfície.
Schwenzer disse que se indícios de vida fossem descobertos em Marte - e havia uma enorme responsabilidade para os cientistas com certeza - “seria a descoberta mais emocionante desde a descoberta de que a Terra não é plana”.
Vão acabar descobrindo que ela é plana...
 
Leia mais aqui e aqui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »